segunda-feira, 15 de março de 2010

Greve


Trabalhadores da educação montam acampamento na porta da prefeitura

Após protesto, prefeito Jaime Calado fugiu de audiência com grevistas


Na manhã de hoje (15), mais de 50 trabalhadores da educação de São Gonçalo do Amarante/RN acamparam em frente ao prédio da prefeitura. O objetivo da manifestação era forçar o prefeito Jaime Calado (PR) a receber a categoria em greve. Durante o protesto, os trabalhadores denunciaram as mentiras, o autoritarismo e a falta de diálogo da prefeitura até o momento.

Desde o início da greve, no dia 4 desse mês, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do RN (Sinte) - Núcleo de São Gonçalo tenta uma audiência diretamente com o prefeito Jaime Calado para resolver os problemas da educação. Mas o resultado é sempre o mesmo. Ou o sindicato é recebido por representantes da prefeitura, ou não é recebido.



Na tentativa de impedir a mobilização de professores e funcionários, o prefeito Jaime Calado colocou um carro de som para competir com o do sindicato. Enquanto os trabalhadores se alternavam no microfone, o veículo da prefeitura irradiava gravações mentirosas a respeito da educação do município, como as falsas reformas das escolas e o pagamento de salários e direitos.

Após muita insistência, os secretários da prefeitura anunciaram que o prefeito receberia uma comissão de trabalhadores a partir das 11 horas. Entretanto, tratava-se de mais uma mentira de Jaime Calado. Quando os representantes da categoria entraram no gabinete do prefeito, encontraram apenas o Procurador Geral do Município, Leonardo Galvão. Jaime Calado tinha saído por trás da prefeitura.

Depois de horas de conversa com o Procurador, não houve avanços nas negociações. A prefeitura continua oferencendo um reajuste salarial muito abaixo dos 35% pedido pela categoria. Dessa vez, Jaime Calado ofereceu ridículos 4,5%, a serem pagos em julho. A seguir, veja o restante da proposta.

-Apresentar, em 10 dias úteis, o rol de Unidades Escolares já reformadas em 2009, bem como apresentar o cronograma de previsão de reparos e manutenção para 2010;
-Implantação das progressões eventualmente devidas aos professores em 3 bimestres sucessivos a partir de abril de 2010;
-Estabelecer rotina para que as progressões horizontais sejam automáticas;
-Revisão das rotas do transporte de professores no sentido de viabilizar integralmente o atendimento dos pleitos de transporte dos citados profissionais;
-Constituir, em 10 dias úteis, comissão para avaliação e possível revisão do PCCS, juntamente com o sindicato;
-Reposição da inflação de 2009/2010 (IPCA) aos profissionais da educação;
-Contratação de profissional perito, com a participação dos sindicatos, para atualização do laudo pericial de insalubridades e periculosidades;
-Implantação do piso salarial nacional proporcional do magistério público retroativo a janeiro de 2010, em conformidade com o entendimento do STF.

Após saírem da prefeitura, os trabalhadores fizeram mais um protesto em frente à Secretaria de Educação para denunciar a cumplicidade dos ex-sindicalistas Célia e Abel, que também são responsáveis pelos ataques do prefeito.

O comando de greve e a direção do sindicato levarão a proposta de Jaime Calado para a assembleia da categoria, que ocorrerá amanhã (16), às 8 horas, no Clube dos Correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário