terça-feira, 9 de março de 2010

Dia Internacional de Luta da Mulher


8 de março: centenas de pessoas vão às ruas em Natal

Na tarde de ontem (08), Dia Internacional de Luta da Mulher, as ruas do Centro de Natal/RN tinham apenas uma cor: o lilás. Na data em que as comemorações e as lutas do 8 de março completam 100 anos de existência, cerca de 500 pessoas marcharam em defesa dos direitos da mulher, contra o machismo e todas as formas de violência e opressão.


Diferente das manifestações feitas pelo governo do Estado, o ato público defendeu a união de homens e mulheres trabalhadoras para enfrentar os ataques dos empresários/governos e lutar pelo socialismo.


A manifestação foi convocada pela Conlutas, Intersindical, MST, partidos de esquerda e vários sindicatos. A caminhada teve início na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (Sindsaúde), na Avenida Rio Branco, e seguiu pelas principais ruas do Centro da cidade.

Com faixas, carro de som e panfletos, trabalhadores e trabalhadoras exigiam licença maternidade de seis meses sem isenção fiscal para as empresas, construção de creches e lavandeiras públicas, salário igual para mulheres com trabalho igual ao dos homens, legalização do aborto, medidas contra a exploração e o machismo e a retirada das tropas brasileiras do Haiti.

A animação também foi uma das marcas do protesto. A participação do grupo teatral Artes e Traquinagens divertiu os manifestantes com uma encenação sobre a situação da mulher na sociedade capitalista. Além disso, várias palavras de ordem mostraram a vontade de lutar das pessoas. “Eu sou mulher! Sou feminista! Estou lutando contra a opressão capitalista!”, cantavam homens e mulheres.
Ao final do protesto, militantes da Conlutas lembraram a importância de unificar as lutas da classe trabalhadora de todo o país, defendendo a criação de uma nova central sindical e popular em parceria com a Intersindical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário