segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em São Gonçalo do Amarante...

PREFEITURA DESVALORIZA SERVIDORES E DESCUMPRE PLANO DE CARREIRA

Política do prefeito Jaime Calado impõe perda salarial de mais de 60% aos servidores de São Gonçalo.

Os servidores públicos de São Gonçalo do Amarante estão diante de mais um ato de desrespeito do prefeito Jaime Calado (PR). A desvalorização do trabalho e dos salários dos servidores do município virou uma regra nessa administração. O reajuste salarial de 8%, apresentado pela Prefeitura e aprovado pelos vereadores, (4% em maio e 4% em julho), deixa de fora os trabalhadores que recebem um salário mínimo e não repõe nem mesmo a inflação de 2011, que foi de 6,5%. Isso porque quando chegarmos ao final de 2012 este reajuste já terá sido corroído pela inflação deste ano. Tudo não passa de uma farsa para não valorizar os servidores e descumprir o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).

O PCCS geral dos servidores de São Gonçalo existe desde 1993. Em 2007, ele sofreu uma alteração e os trabalhadores de nível superior da saúde foram incorporados. Entretanto, o Plano de Carreira nunca foi cumprido como deveria pelos gestores que passaram pela Prefeitura. Com a atual administração do prefeito Jaime Calado, esse desrespeito aos direitos dos servidores tem se agravado. Não é à toa que os baixos reajustes salariais dados pelo atual prefeito nunca ocorreram por dentro do PCCS.

Entre 2009 e 2010, a Prefeitura de São Gonçalo reajustou em 13% os salários dos servidores. Agora, em 2012, o prefeito impôs um reajuste salarial de apenas 8%, dividido em duas vezes. No entanto, nos dois casos, os aumentos foram concedidos por fora do Plano de Carreira e somente para os servidores que ganham acima do salário mínimo e estão nas tabelas 3 e 4 do PCCS. Ou seja, mais de 70% dos trabalhadores municipais não viram a cor desses minúsculos reajustes. Entre eles, garis, auxiliares de serviços gerais, vigias, merendeiras e agentes de saúde.

O prefeito Jaime Calado está fazendo a valorização salarial andar para trás. Com essa gestão, os servidores amargam uma perda no Plano de Carreira de 63,70%. Para se ter uma ideia da defasagem salarial, o salário inicial da Tabela I do PCCS está em R$ 380,00. O prefeito vem adotando uma política de apenas reajustar o salário-base com os índices da inflação e sem respeitar a atualização do Plano de Carreira. Como se vê, é clara a intenção da Prefeitura de desmontar o PCCS, fazendo dele letra morta e desrespeitando os direitos do servidor.

VEJA TABELAS DO PLANO DE CARREIRA

Clicando aqui e baixando o resumo do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Servidores de São Gonçalo, você compara o valor do salário base atual com o reajuste de 63,70% necessário para recuperar as perdas salariais dos servidores, que se acumulam desde 2007. Veja também o prejuízo dos trabalhadores com o descumprimento do Plano de Carreira pelo prefeito Jaime Calado (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário