segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em São Gonçalo do Amarante...

VEREADOR DETURPA FALA DE DIRETORA DO SINTE E BLOGUEIRO GOVERNISTA PUBLICA MENTIRA

“Não queremos que o aumento salarial dos professores seja dado.”. Essa é a frase que o blogueiro governista Manacy Henrique escreveu em uma das matérias de seu blog, atribuindo a autoria deste absurdo à diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de São Gonçalo do Amarante (Sinte), Socorro Alves. Segundo o blogueiro, a frase teria sido dita pela professora numa reunião entre o Sinte e alguns vereadores do município, no dia 20 de março. A deturpação da fala da sindicalista partiu do vereador Eraldo Paiva (PT), que chegou insinuar que Socorro Alves estaria dispensando o aumento para os professores, já que ela desejava discutir uma nova proposta de reajuste. Mas tudo não passa de uma grande mentira para tentar desmoralizar a dirigente sindical diante dos servidores da educação.

De fato, houve uma reunião no último dia 20 de março, pouco antes de começar a sessão da Câmara Municipal de São Gonçalo naquele dia. A direção do sindicato da educação procurou os vereadores a fim de pedir que eles adiassem, temporariamente, a votação da proposta de reajuste salarial, enviada pela Prefeitura, de 22,22% para os professores de nível médio e de 11% para os de nível superior. O objetivo era abrir um canal de negociação, por meio da Câmara Municipal, com o prefeito Jaime Calado (PR) para discutir os valores dos reajustes. Da forma como a Prefeitura estava apresentando a proposta, a diferença entre os salários dos professores de nível médio e os de nível superior seria de apenas R$ 1,87, ocasionando um achatamento na remuneração dos profissionais com maior graduação. Foi contra essa proposta que a diretora do Sinte de São Gonçalo, Socorro Alves, se posicionou.

Durante a reunião na Câmara Municipal, que contou com a presença dos vereadores Mendes, Geraldo Veríssimo, Edson Valban e o próprio Eraldo Paiva, a sindicalista do Sinte defendeu um reajuste do piso salarial de 22,22% para todos os professores do município, tanto para os de nível médio quanto para os de nível superior, já que na proposta da Prefeitura apenas cerca de 30 educadores, num total de 800, receberiam o valor maior. A diretora Socorro Alves também pediu aos vereadores que intercedessem por uma audiência de negociação junto ao prefeito, mas o pedido não foi atendido. No dia 27 de março, a Câmara Municipal aprovou a proposta de reajuste da Prefeitura sem realizar nenhum esforço para buscar um diálogo com o Executivo. A dirigente sindical não defendeu o cancelamento do aumento salarial. Os que conhecem sua história de luta e são honestos sabem que isso não é verdade. Socorro estava defendendo um reajuste no mesmo percentual para os professores de nível superior, que são maioria em São Gonçalo.

Entretanto, a falta de compromisso com a verdade é o que orienta as ações do vereador Eraldo Paiva (PT) e do blogueiro Manacy Henrique. Não há outra explicação para a mentira inventada contra a diretora do Sinte. Na verdade, trata-se de um ataque contra todos os servidores da educação, já que o objetivo era indispor os trabalhadores com uma das principais dirigentes do sindicato e, dessa forma, desmobilizar a categoria. Mas não funcionou. Os educadores de São Gonçalo conhecem a luta da sindicalista Socorro Alves e sabem muito bem quem são aqueles que há tempos já se venderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário