quinta-feira, 6 de março de 2014

Fardamento diferenciado

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE DISCRIMINA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA

Novo fardamento das escolas modelo beneficiam apenas uma pequena parcela dos estudantes municipais

Na semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), núcleo de São Gonçalo do Amarante, teve acesso ao novo fardamento da escola modelo Dom Joaquim de Almeida e se surpreendeu com a qualidade dos uniformes, bastante superior aos uniformes das demais escolas do município.

Enquanto os alunos de mais de 50 escolas precisam se acostumar com o fardamento amarelo/bege de péssima qualidade, os alunos da escola modelo são beneficiados com fardamento adequado. Não há nenhum problema em utilizar um uniforme de qualidade. Porém, a nova escola modelo só comporta 6 salas de aula, ou seja, uma verdadeira minoria de alunos é beneficiada, se compararmos com a amplitude da rede municipal de ensino.

Durante o último protesto dos servidores da educação de São Gonçalo, no dia 27 de fevereiro, um aluno criticou a postura da prefeitura: “enquanto a escola modelo ganha fardas boas, a gente precisa aguentar vestir aquele uniforme horrível, quase transparente, que vive se rasgando. Sem falar que só temos a camisa. Já a escola modelo também tem direito à calça”.

Os alunos da nova escola Dom Joaquim de Almeida também terão direito a um fardamento esportivo. Para o sindicato, essa diferenciação discrimina os alunos. Segundo Socorro Alves, diretora do Sinte-RN de São Gonçalo, todos os alunos da rede deveriam ganhar o mesmo fardamento das escolas modelo: “essas escolas, que se dizem modelo, irão beneficiar uma parcela muito pequena de nossos alunos, mas na hora de mostrar os feitos da prefeitura na televisão, são elas e suas fardas bonitas que aparecerão. Mas nós sabemos que a realidade de nossas escolas é outra e o fardamento real dos alunos também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário