sexta-feira, 7 de março de 2014

Assembleia

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE APROVAM CONTINUIDADE DA GREVE

Decisão foi tomada durante assembleia de 6 de março, data em que a paralisação dos servidores completa 1 mês


Na tarde desta quinta-feira, 6 de março, os servidores da educação de São Gonçalo do Amarante, em greve há exatamente 1 mês, se reuniram em assembleia para avaliar o movimento paredista e tirar encaminhamentos de luta para a próxima semana.

Às vésperas do carnaval, a categoria foi surpreendida com a notícia de que os salários dos grevistas seriam cortados este mês, mesmo após o secretário municipal de administração e recursos humanos, Miguel Teixeira, ter garantido que isso não aconteceria. Isso apenas demonstra a fragilidade e a falta de compromisso e organização do governo municipal para com os servidores públicos, afinal, a nossa greve não foi considerada ilegal. O corte dos salários foi mais um ataque direto e arbitrário do governo contra os trabalhadores!

Na manhã de hoje (6), o Sinte-RN núcleo de São Gonçalo e alguns servidores da base se encontraram com o secretário municipal de educação, Abel Neto (PT), para tentar chegar a uma negociação e também para entender o porquê do corte de salários.

Mais uma vez a categoria foi surpreendida com a total falta de postura do secretário, que constantemente demonstrou-se exaltado com os servidores e se negou a reconhecer os problemas enfrentados pela educação pública. Para ele, os servidores não têm motivos para estar em greve, uma vez que os salários estão sendo pagos em dia. Então quer dizer que os servidores não têm o direito de querer trabalhar em boas condições?

O secretário também reafirmou que paga o piso salarial, proporcional à carga horária de 30 horas e que não há motivos para se discutir os demais pontos de pauta. Ou seja, Abel Neto (PT) fechou mais uma vez a porta da negociação, inclusive contradizendo o que já havia sido negociado com a comissão da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. O único ponto que ele reconheceu foi a necessidade de se convocar mais professores concursados. Mesmo assim, não nos deu datas e não assinou nenhum documento se comprometendo a convocá-los.

Sobre o corte dos salários, ele afirmou que o desconto ocorreu porque os servidores faltaram ao trabalho. Porém, sabemos que isso é ilegal e que fere o direito à greve. Na segunda-feira (3), a assessoria jurídica do sindicato entrou com um Mandado de Segurança junto ao Ministério Público. Nesta quinta (6), a prefeitura foi notificada e tem até 48h para se justificar ou repor os salários dos trabalhadores. No momento, nos resta aguardar pela decisão da justiça.

Para tentar resolver o impasse entre o que foi dito pela secretaria de educação e pela secretaria de administração, Abel Neto (PT) apenas concordou em marcar uma nova reunião com o sindicato e o secretário de administração, para tentar chegar em um consenso. O encontro poderá ocorrer na tarde desta sexta (7) ou na próxima segunda (10). Os secretários ainda não confirmaram a data.

ENCAMINHAMENTOS DE LUTA

Enquanto isso, a categoria vai fazendo a sua parte. Números atualizados indicam que 10 servidores da Escola Poti Cavalcanti encontram-se em greve. Já 29 servidores da Escola Maria das Neves paralisaram suas atividades. A nossa greve só faz crescer, mas ainda precisa de mais engajamento! Na assembleia, uma das servidoras criticou a ausência de alguns professores nos movimentos: “não adianta nada levantar o braço aqui nas assembleias e não participar do movimento nas ruas. A gente só tem a ganhar se todo mundo participar das atividades”.

Com ou sem audiência, os servidores decidiram fazer uma vigília na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, a partir das 8h, para exigir a reposição salarial dos grevistas. “É urgente! Precisamos ir lá cobrar o que é nosso de direito, nem que a gente fique lá o dia inteiro”, declarou outra servidora. O sindicato inclusive se comprometeu a fornecer almoço aos grevistas que se despuserem a permanecer no local nos dois turnos.


Já na terça-feira (11), a categoria fará um nova assembleia, às 8h, no Clube dos Correios. Um carro de som também irá percorrer as ruas do município denunciando o corte arbitrário dos salários e o Sinte-RN de São Gonçalo levará uma nota à Assembleia Estadual da Educação desta sexta (7), denunciando os abusos e arbitrariedades do secretário Abel Neto (PT).

Confira outras fotos da assembleia:












Nenhum comentário:

Postar um comentário