sábado, 8 de março de 2014

Lutas do 8 de Março

SINTE-RN E SINDSAÚDE-RN DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE CONVIDAM PARA CAMINHADA PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Passeata ocorre no dia 11, em Natal, e está sendo promovida pelo Movimento Mulheres em Luta (MML) e por vários sindicatos, entidades estudantis e centrais sindicais.


Hoje, 8 de março, é um dia especial, uma data histórica e que merece ser lembrada! Um símbolo da luta das mulheres por respeito, dignidade e igualdade, contra o machismo do dia a dia. Neste Dia Internacional da Mulher de 2014, o Sinte-RN e o Sindsaúde-RN, núcleos de São Gonçalo do Amarante, reafirmam o profundo respeito que têm pela mulher e renovam seu compromisso de lutar diariamente para que os direitos das trabalhadoras de São Gonçalo sejam respeitados diariamente.

Os sindicatos também aproveitam a oportunidade para convidar as trabalhadoras (e os trabalhadores também, claro) a participar de uma grande passeata pelo Dia Internacional da Mulher. O ato, que ganhou o nome de “Para a Copa bilhões, para as mulheres migalhas”, acontecerá na próxima terça-feira, 11 de março, e terá concentração a partir das 15h na Praça André de Albuquerque (também conhecida como Praça Vermelha), na Cidade Alta, Natal.

O protesto está sendo organizado pelo Movimento Mulheres em Luta (MML) e conta com a participação de vários sindicatos, entidades estudantis e centrais sindicais, entre elas a Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (Anel) e a CSP-Conlutas. O Sinte-RN e o Sindsaúde-RN de São Gonçalo também constroem esse ato. Vamos lá companheiras! Vamos levar a força da mulher de São Gonçalo para as ruas! Denunciar os absurdos pelas quais sofrem as mulheres de nosso município!

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O fim da violência contra a mulher atualmente é a principal bandeira do MML. O machismo mata 15 mulheres todos os dias no Brasil. Uma em cada cinco brasileiras já sofreu violência doméstica e em mais de 80% dos casos, os agressores foram seus parceiros. A violência machista é ainda maior contra mulheres negras. A cada 2 minutos, 5 mulheres são espancadas no Brasil, sendo 60% delas negras.

No Rio Grande do Norte, a violência tem crescido. Em 2013 (até setembro), o estado registrou 38 casos de homicídios resultado de violência contra a mulher – superando 2012 (27) e 2011 (12). O estado conta com apenas uma casa-abrigo e não possui sequer juizado especial e defensoria pública.

O governo federal investiu mais de R$ 30 bilhões na Copa do Mundo. Enquanto isso, os investimentos nos programas de combate à violência contra a mulher não ultrapassam R$ 25 milhões, o que significa 26 centavos por mulher brasileira. O MML também chama a atenção para a exploração sexual durante a Copa, cujas cidades mais críticas são Natal e Rio de Janeiro. 

DIA DE LUTA CONTRA O MACHISMO

O Dia Internacional da Mulher foi criado em 1910, por iniciativa da socialista Clara Zetkin, em referência às 129 trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas na fábrica Cotton, nos Estados Unidos, em 1857. Tudo isso aconteceu porque as trabalhadores reivindicavam que a jornada de 16 horas de trabalho fosse diminuída para 10 horas.

Infelizmente, em pleno século XXI, as mulheres ainda continuam sendo exploradas no ambiente de trabalho, sofrendo diversos tipos de assédio e muitas vezes recebendo menos que os homens (e às vezes trabalhando até mais horas que eles).

Por isso, neste dia, não dê apenas flores às mulheres, dê respeito. E lembre-se: as mulheres merecem respeito todos os dias. Em casa, no trabalho, em todo lugar.

*Com informações do Sindsaúde-RN Estadual e Movimento Mulheres em Luta (MML)

Nenhum comentário:

Postar um comentário