terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Protesto em Igapó

GREVISTAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO, CEARÁ-MIRIM E EXTREMOZ FAZEM ATO UNIFICADO NO GANCHO DE IGAPÓ

Durante caminhada na Av. Tomaz Landim, carro de som pago pela prefeitura para espalhar mentiras sobre as escolas de São Gonçalo é contido pelos trabalhadores


Na manhã desta terça-feira (11), os trabalhadores em educação dos municípios da Grande Natal viveram um dia histórico de luta. Servidores em greve de São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz protagonizaram um ato público na região conhecida como Gancho de Igapó, Zona Norte de Natal, denunciando o descaso dos governos municipais com a educação pública.

O ato contou ainda com os companheiros da rede estadual - também em greve - e estudantes universitários, secundaristas e até de nível fundamental, da Escola Municipal Maria da Cruz (Jardim Lola). A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) também compareceu e apoiou a luta.

Por volta das 10h, os manifestantes saíram em passeata pela Av. Tomaz Landim, em direção à ponte de Igapó e terminaram o ato na Secretaria Municipal de Tributação (Semut) de São Gonçalo do Amarante, onde fizeram nova rodada de denúncias e convocaram a população a se engajar à luta dos trabalhadores.

PREFEITURA MENTIROSA

Durante a caminhada, um carro de som pago pela prefeitura de São Gonçalo para espalhar mentiras sobre a situação das escolas públicas do município tentou acompanhar o protesto, desmentindo as falas dos trabalhadores, que diariamente sofrem na pele com o sucateamento das escolas e com a desvalorização profissional. Entretanto, o carro foi contido pelo movimento, que não permitiu que o veículo seguisse caminho com a aparelhagem ligada.

O movimento desafiou o prefeito Jaime Calado a comparecer ao protesto: “queremos ver se o prefeito tem a audácia de aparecer por aqui e dizer na nossa cara que estamos mentindo. Quem está mentindo é ele, quando diz que essas escolas caindo aos pedaços são adequadas para nossos estudantes e trabalhadores“, disse uma das manifestantes.

PROBLEMAS CRÔNICOS

Desde o ano passado, os servidores da rede municipal de ensino dos três municípios sofrem com a falta de compromisso dos governos em cumprir a lei e garantir direitos básicos aos trabalhadores, como o piso salarial, o 1/3 da carga horária fora da sala de aula e a gestão democrática nas escolas. Além disso, a categoria sofre com problemas crônicos, como a perseguição (assédio moral) nos locais de trabalho, a falta de estrutura física das escolas e até de fardamento, merenda escolar e Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os funcionários de apoio.

Segundo a diretora do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo, Socorro Alves, o município é a 4ª maior economia do estado, mas é aquele que pior remunera seus educadores: “hoje os professores de nível médio e de nível superior ganham praticamente a mesma coisa em São Gonçalo, porque o prefeito só dá reajuste do piso nacional para o nível médio, que é a minoria. Ou seja, os salários da maioria estão defasados e assim os professores vão sendo desvalorizados”, argumenta Socorro.

Ao contrário do que a prefeitura de São Gonçalo vem espalhando pelas ruas, o governo municipal não paga o piso salarial dos professores, que é um direito garantido por lei! Também não garante o pagamento adequado de quinquênios, licenças prêmio e mudança de letras. Os profissionais praticamente precisam se humilhar diante da máquina burocrática da prefeitura para conseguir direitos básicos, conquistados em muitos anos de luta!

Os servidores da educação dos 3 municípios foram às ruas da Zona Norte nesta terça para reafirmar aos governos que não sairão da greve enquanto as pautas não forem atendidas. Reafirmamos nosso compromisso com a luta pela educação pública e vamos manter nossas atividades de greve durante a semana.

AGENDA DA GREVE

Nesta quarta (12), a educação de Extremoz realiza uma assembleia. Já na quinta (13) é a vez de Ceará-Mirim (8h30, na Escola Estadual Ubaldo Bezerra) e São Gonçalo. Nossa assembleia acontecerá às 8h, no Clube dos Correios, quando faremos a avaliação dos primeiros dias de greve e tiraremos encaminhamentos de luta para os próximos dias. Ao longo da semana, também participaremos de atividades da greve estadual, em Natal (já divulgado em nosso blog) e continuaremos mobilizando a luta nas escolas de SGA.

O Sinte-RN de São Gonçalo também aproveita a oportunidade para repudiar a atitude da diretoria da Escola Vicente de França Monte, que chamou a polícia para tentar impedir que um dos diretores do sindicato fizesse seu trabalho de mobilização na escola. Após constatar que não havia nenhuma irregularidade na visita do sindicato, a polícia deixou o local. Mas queremos informar que não aceitaremos esse tipo de conduta. Lutar por nossos direitos não é crime! Firmes na luta, companheiros!

Confira mais fotos do ato:




































Nenhum comentário:

Postar um comentário