sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Greve continua!

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE APROVAM CONTINUIDADE DA GREVE

Decisão foi tomada em assembleia no dia 20, que também organizou novo calendário de lutas


Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (20), os servidores da educação de São Gonçalo do Amarante, em greve desde o dia 6 de fevereiro, aprovaram a continuidade da paralisação. A categoria avaliou as respostas da prefeitura municipal na audiência de terça-feira (18) e também montou um calendário de lutas para a semana que antecede o carnaval.

Sobre a avaliação das respostas da prefeitura, a diretora do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo, Socorro Alves, explicou que quase nada saiu do lugar, embora o secretário municipal de administração, Miguel Teixeira, afirme que a maior parte da pauta de reivindicações já está sendo contemplada. A categoria, que vive na pele a triste situação da educação pública do município, sabe muito bem que a realidade é bem diferente do que é dito pelo secretário.

Quanto à implantação do 1/3 da carga horária fora da sala de aula, Miguel afirma que as diretorias das escolas já foram orientadas a se organizar neste sentido. Contudo, nenhum documento comprobatório foi entregue ao sindicato. Sobre a convocação dos concursados, ele afirma que a prefeitura já chamou 40 nomes, mas apenas 16 se apresentaram. Ele afirma que as convocações vão continuar acontecendo. Já o reajuste de 8,32% do piso dos professores foi aprovado na Câmara de Vereadores.

O secretário quer que o Sinte-RN aponte os erros do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos professores, para que a prefeitura possa fazer alterações. Já o sindicato quer que a prefeitura atualize o plano de cargos de todos os servidores, pois no entendimento do sindicato, o secretário só estava considerando o PCCS dos professores e a nossa reivindicação é pelo plano de carreira de todos os servidores.

Segundo o secretário, o descongelamento de promoções horizontais, quinquênios e licenças prêmio continua acontecendo, embora os servidores continuem com dificuldades para garantir esses direitos. Um dos servidores presentes na assembleia chegou a dar um depoimento: “já são 25 anos trabalhando na prefeitura e até agora só tirei 3 quinquênios. São mais de 10 anos de atraso já”, afirmou.

Por fim, a prefeitura não garantiu a insalubridade para o pessoal de apoio, pois disse que iria estudar como os demais municípios faziam esse pagamento, e se negou a realizar eleições diretas para diretores de escolas, embora outros municípios, como Ceará-Mirim, já estejam avançando nessa questão da gestão democrática.

Os demais pontos de pauta: vale transporte, merenda escolar, EPI, reforma e manutenção das escolas e IPREV não foram abordados, ficando para uma próxima audiência.

CALENDÁRIO DE GREVE

Devido à falta de avanço nas negociações, a categoria decidiu pela continuidade da greve e organizou um novo calendário para os próximos dias. Nesta sexta (21), na próxima segunda (24) e na terça (25), o comando de greve visita as escolas do município. Também na segunda (24), à tarde, os servidores farão uma caminhada pelas escolas do Amarante e Novo Amarante, denunciando a prefeitura e explicando à população os motivos da greve, A concentração será às 14h, no posto de gasolina do Norsdestão do Gancho de Igapó.

Na quarta (26), a categoria realiza nova assembleia, às 8h, no Clube dos Correios; e na quinta-feira (27), os servidores irão colocar nas ruas do Centro o Bloco Carnavalesco “Defensores da Educação Pública”, com marchinhas de carnaval denunciando a prefeitura e o desrespeito do governo com a educação pública. A concentração será na Escola Municipal Joaquim de Almeida (Escola Nova), às 8h, e seguirá até a Câmara de Vereadores.

PREFEITURA MENTIROSA

Mais uma vez, durante o ato na terça-feira (18), carros de som pagos pela prefeitura para espalhar mentiras sobre a educação do município tentaram impedir abafar a voz da categoria nas ruas. O Sinte-RN núcleo de São Gonçalo do Amarante repudia essa atitude antidemocrática do governo e entende que os trabalhadores dos carros de som não são culpados diretos, mas os servidores da educação avisam que não permitirão que os protestos sejam abafados pelas mentiras da prefeitura. Não aceitaremos calados, jamais!

Também reafirmamos que a prefeitura não poderá cortar o ponto dos servidores enquanto a greve for considerada legal, isso também inclui o estágio probatório.

Vamos à luta, companheiros! A greve continua firme e forte!


Confira mais fotos da assembleia:















Nenhum comentário:

Postar um comentário