segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Indicativo de greve

EM ASSEMBLEIA, SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE APROVAM INDICATIVO DE GREVE

Paralisação deve começar a partir da próxima quinta-feira (6), após nova assembleia


Na manhã desta segunda-feira (3), os servidores da educação de São Gonçalo do Amarante, reunidos em assembleia, aprovaram um indicativo de greve. A partir de amanhã (4), a categoria já irá percorrer as escolas nos três turnos (manhã, tarde e noite) para conversar com pais e alunos sobre a necessidade da greve, que deve ser iniciada na quinta-feira (6), após nova assembleia.

A paralisação é uma retomada da greve de agosto de 2013, que foi deflagrada após vários meses de respostas evasivas e sem objetividade por parte da prefeitura, durante as inúmeras mesas de negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), núcleo de São Gonçalo do Amarante. Mesmo se comprometendo a solucionar boa parte das pendências mais urgentes da categoria, a prefeitura não fez mais do que convocar alguns concursados e liberar algumas listas de quinquênios e licenças prêmio.

A pauta de reivindicação continua praticamente a mesma desde 2010. Os servidores ainda lutam pelo direito ao 1/3 da carga horária fora da sala de aula, mesmo com uma liminar na justiça sendo favorável a eles. A categoria também cobra a convocação de mais concursados; a eleição direta para diretores; a correção da diferença salarial entre os níveis médio e superior, que atualmente é de apenas R$ 1,87; o reajuste do piso salarial dos professores e a insalubridade para os funcionários de apoio; reforma nas escolas, aquisição de fardamento, melhoria na merenda e mais segurança.

Para os servidores, durante esses 6 meses desde a última greve não houve uma real melhoria na qualidade das escolas, tampouco na qualidade de vida dos trabalhadores em educação, que continuam sofrendo perseguições nos locais de trabalho, encarando longas jornadas de trabalho e sendo mal remunerados. “Mesmo sendo a 4ª maior arrecadação do estado, São Gonçalo do Amarante tem um dos piores investimentos em educação entre os municípios, não chegando nem a 30%. Nós não temos motivos nenhum para voltar às salas de aula e fechar os olhos para essa situação do município, argumenta Socorro Alves, diretora do núcleo do Sinte-RN de São Gonçalo.

Já Dário Barbosa, representante da CSP-Conlutas, disse que “pais, alunos e trabalhadores devem se unir para tornar a educação um instrumento útil, que melhore a qualidade da nossa vida”, ele ainda acrescentou que “é importante criar atividades de greve dinâmicas, que contribuam para a união desses três poderes [pais, alunos e trabalhadores]”.


Logo após a assembleia, o Sinte-RN enviou ofício para a Secretaria Municipal de Educação (SME) e prefeitura informando a decisão dos trabalhadores e publicou o edital da greve em um jornal impresso de Natal. Na quinta-feira (6), está marcada a assembleia de confirmação da greve, às 14h, no Clube dos Correios.

Confira mais fotos da assembleia:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário