terça-feira, 6 de março de 2012

Denúncia em São Gonçalo

MAMÓGRAFO DA MATERNIDADE BELARMINO MONTE ESTÁ COM DEFEITO, DIZEM PACIENTES

Mais uma denúncia envolvendo a saúde pública de São Gonçalo do Amarante. Na semana em que a Prefeitura faz sua campanha contra o câncer de mama no município, a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (Sindsaúde) tomou conhecimento de dois casos de desrespeito à saúde da mulher. Na Maternidade Belarmino Monte, hospital privado que faz parte da rede complementar do SUS, o aparelho que realiza exames de mamografia é bastante antigo e estaria apresentando defeito. Quem conta é a dona de casa Francisca Dantas.

Ao fazer o autoexame das mamas, ela encontrou um nódulo em um dos seios. Procurou uma unidade de saúde em São Gonçalo e o médico solicitou que fizesse uma mamografia no Hospital Belarmino Monte, pelo SUS. A dona de casa foi até a maternidade e fez o exame. Entretanto, o resultado deu negativo. Não satisfeita, ela voltou ao médico queixando-se do problema e foi encaminhada para a Liga (Liga Norte-riograndense Contra o Câncer), a fim de realizar um novo exame. Dessa vez, o resultado deu positivo. Mas os problemas de dona Francisca não pararam aí. Ela ainda precisou pagar do próprio bolso a biópsia, já que o município de São Gonçalo se negou a fazê-lo. A dona de casa chegou a denunciar o caso ao Ministério Público da cidade, mas a Promotoria não tomou nenhuma providência.

Há um ano houve um caso ainda mais escandaloso. Uma mulher, com câncer de mama já diagnosticado pelo médico e bastante evidente, fez uma mamografia no mesmo Hospital Belarmino Monte e o resultado deu negativo. Hoje, ambas estão em tratamento quimioterápico e radioterápico.

É lamentável e inadmissível que o único mamógrafo de São Gonçalo esteja com defeito, ainda mais quando a Prefeitura julga estar fazendo uma ótima campanha contra o câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário