quinta-feira, 24 de março de 2011

Desrespeito

SINDAS FAZ CAMPANHA PARA AGENTES SE DESFILIAREM DO SINDSAÚDE

O Sindicato dos Agentes de Saúde do RN (Sindas) está fazendo uma campanha para que os agentes se desfiliem do Sindsaúde de São Gonçalo. Essa atitude do Sindas esconde um perigoso plano para os agentes de saúde (ACS) e de endemias (ACE). Está em jogo uma importante questão: as categorias de ACS e ACE vão continuar com um sindicato de luta, que nunca se vendeu, ou vão arriscar se filiar a um sindicato ligado aos governos?

O que o Sindas está fazendo?
O Sindas está usando um método desonesto para desfiliar os trabalhadores do Sindsaúde. Está querendo retirar os sócios da entidade sem que as desfiliações passem pelo sindicato. Sem respeitar a direção do Sindsaúde, o Sindas tenta passar por cima do sindicato que representa há mais de 10 anos os agentes de saúde e de endemias no município. Todo trabalhador pode se filiar ou desfiliar de seu sindicato, desde que o procure para fazer isso.

Sindas se rende aos governos e não luta pelos agentes
O Sindas tem três anos de existência e nunca fez uma greve para lutar em defesa dos direitos dos agentes. O Sindas aceitou o aumento na jornada de trabalho dos agentes de endemias em Natal, fazendo com que os trabalhadores perdessem o horário corrido e tivessem perdas salariais. Este sindicato não foi capaz de convocar uma greve para impedir o fim do horário corrido, que já existia há 8 anos. Tudo isso porque o Sindas não queria enfrentar a prefeita Micarla de Sousa (PV), já que a direção deste sindicato tem uma relação muito amigável com a Prefeitura.

Como se pode ver, o Sindas é um sindicato ligado aos governos e a partidos que não defendem os trabalhadores, como é o caso do PT e do PCdoB que são aliados do prefeito Jaime Calado (PR).

Por que não se desfiliar do Sindsaúde?
O Sindsaúde está há mais de 15 anos defendendo todos os trabalhadores da saúde, inclusive os agentes. Neste período, o sindicato nunca se vendeu aos governos, nem traiu as categorias. Sair do Sindsaúde significa enfraquecer as lutas e deixar que um sindicato ligado ao prefeito Jaime Calado passe a representar os agentes. Por isso, continuar filiado ao Sindsaúde é manter a luta contra os governos que tentam retirar direitos e diminuir salários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário