terça-feira, 13 de setembro de 2016

IDEB em SGA

NÃO SE ENGANE! O RESULTADO DO IDEB EM SÃO GONÇALO SÓ REFLETE O ESFORÇO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, QUE CUMPREM SEU PAPEL MESMO COM O DESCASO DA PREFEITURA

No dia 8 de setembro foi divulgado o levantamento da Prova Brasil 2015, que mede o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no país, disponibilizado pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Na avaliação geral, a Educação de São Gonçalo atingiu a média de 4.1 no IDEB, quando o índice projetado pelo Ministério da Educação era de 4.0. Embora o resultado tenha sido satisfatório, sabemos que não há motivos para comemorar, como o prefeito Jaime Calado vem se vangloriando desde a divulgação do resultado.

Está circulando pela internet um texto do Blog do Fred Braga afirmando que Educação pública municipal está muito bem e “só não vê quem não quer”. Ora, se o IDEB de São Gonçalo aumentou isso se deve aos esforços dos servidores da Educação, que fazem a sua parte mesmo com a total falta de estrutura das escolas e com a desvalorização dos professores.

Quem vive a realidade em São Gonçalo sabe que faltam professores, que os direitos dos professores são constantemente negados e que muitas escolas não têm condições mínimas de funcionamento, como a escola da comunidade do Pajuçara! Há poucas semanas divulgamos aqui mesmo em nosso blog a falta de merenda em algumas escolas e também a falta de transporte para levar professores às escolas da zona rural.

Em nota oficial para o site da prefeitura, Jaime Calado afirmou que implantou o Portal Educativo Clickideia e 34 laboratórios de informática, além de internet Banda Larga em todas as escolas e mesas interativas digitais. Perguntamos agora onde estão essas maravilhas da tecnologia moderna? Na maioria das escolas os laboratórios não funcionam até mesmo por falta de tomadas e adaptadores para ligar as máquinas. Não há internet banda larga em todas as escolas e também não há profissionais de informática suficientes e capacitados para operar esses laboratórios.


Que a população não se engane! Essas declarações da prefeitura não passam de falácias! Nós sabemos a realidade das escolas e se o IDEB do município melhorou, deve-se aos esforços dos servidores da Educação, que batalham diariamente mesmo com tantos problemas que a prefeitura insiste em não solucionar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário