terça-feira, 13 de setembro de 2016

Carta aberta sobre a saúde pública

CARTA ABERTA AO POVO DE NATAL E DO RIO GRANDE DO NORTE


A saúde grita socorro!

A situação da saúde pública no Rio Grande do Norte e no Município de Natal atinge as raias do absurdo. O descompromisso com a vida das pessoas se apresenta na face cruel da falta de leitos de internamento e UTI, na falta de consulta de especialistas e exames, na falta de medicamentos essenciais para controle de doenças que levarão a morte, nas macas em corredores e pacientes no chão, nas filas de ambulâncias nos prontos-socorros, no desespero das salas de cirurgias lotadas enquanto outros esperam cirurgias, nos pacientes de ortopedia aguardando transferência ou mandados para casa para esperarem uma cirurgia que não chega.

Está também na suspensão de procedimentos de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Pediátrica, Neurocirurgia por falta de pagamento a profissionais e hospitais, nas gestantes que peregrinam pelas maternidades à espera de um leito para terem seus filho, no choro desesperado das crianças febris que buscam consolo e conforto para seus tormentos e dores, na espera desesperada por fichas de consulta ou referências nas unidades do Programa de Saúde da Família, nos acompanhantes em papelões no chão dos hospitais, no atraso de pagamento a terceirizados que resultam em falta de higiene, alimentação e segurança nas unidades, além de levar ao desespero as famílias e a falência das empresas, no odor de suor, urina, fezes, sangue e infecções que compõem o cenário de sofrimento, abandono e desolação da assistência.

Repasses insuficientes para a Saúde, Escalas de profissionais incompletas, falta de concurso, unidades sucateadas, equipamentos quebrados, baixa remuneração, falta de segurança aumentam o drama. Governo do Estado e Prefeitura sonegam direitos como salário em dia, insalubridade, adicionais, licenças prêmios, férias e aposentadorias aos trabalhadores da saúde. O caos instalou-se por completo e é hora de reagir. Os Sindicatos da Saúde estão juntos na luta pelo resgate da assistência, do respeito aos profissionais, na defesa do sistema público de saúde. Historicamente sempre foram estas entidades que deram o grito de alerta e com suas denúncias e ações judiciais conseguiram barrar a falência da saúde pública. Mas agora é hora das outras instituições da sociedade e da própria população acompanhar essa luta, quebrar os grilhões do comodismo é dizer basta!

Basta Governador, Basta Prefeito, do descaso com a saúde do povo de Natal e do Rio Grande do Norte. A insensibilidade com o sofrimento de profissionais e do povo que busca atendimento precisa ter um limite. Esse limite chegou. Apelamos às autoridades, ao povo, à justiça, à igreja, às instituições sociais que se juntem conosco nessa luta. Respeito aos direitos dos Profissionais para que possam exercer com dignidade o seu trabalho, respeito ao povo do Rio Grande do Norte, para que recebam os cuidados da saúde e a assistência que merecem.

Assinam a nota:

Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN)
Sindicato dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do RN (SINTTAR)
Sindicado de Enfermagem, Técnicos Duchistas, Massagistas e Empregados em Clinicas e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (SIPERN)
Sindicato dos Farmacêuticos do RN (SINFARN)
Sindicato dos Enfermeiros do Estado do RN (SINDERN)
Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (SINDSAÚDE)
Sindicato dos Médicos do RN (SINMED RN)
Conselho Regional de Medicina (CRMRN)
Associação Médica (AMRN)
Cooperativa de Anestesiologistas (COOPANEST)
Cooperativa Médica (COOPMED)


Fonte: Sindsaúde-RN Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário