segunda-feira, 3 de maio de 2010

Saúde abandonada

PSF de Jardim Petrópolis: desrespeito, ataques e baratas


No dia 22 de abril, o Núcleo do Sindsaúde de São Gonçalo visitou a Unidade de Saúde da Família de Jardim Petrópolis e encontrou um verdadeiro retrato do abandono. A população e os trabalhadores do local são obrigados a utilizar uma unidade do PSF que não possui as mínimas condições de higiene e de atendimento saudável.

Para se ter uma ideia, a farmácia da unidade funciona ao lado de um banheiro, utilizando a mesma sala. Os curativos, a aplicação de vacinas e as refeições dos funcionários são feitos num mesmo local. Tudo isso porque não há lugares específicos para cada atividade, o que, absurdamente, coloca em risco a saúde dos trabalhadores e da população.

Farmácia funciona ao lado de banheiro

Entretanto, talvez o mais revoltante seja a situação da sala do dentista. Quando os diretores do sindicato entraram no local, sentiram de imediato um cheiro ruim muito forte. Perguntada sobre o odor, a dentista respondeu: "É que nesta sala existe um ninho de barata. Há fezes desses insetos em vários lugares. Está infestado".

Cozinha da unidade

A irresponsabilidade do prefeito Jaime Calado - que é médico sanitarista - com a saúde do município salta aos olhos. Com seu objetivo de cortar gastos do serviço público a todo custo, a prefeitura de São Gonçalo ataca sem piedade as condições de vida e trabalho de todos, sejam servidores ou usuários. Ao que tudo indica, Jaime Calado está, literalmente, entregando a saúde do município às baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário