sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dia Nacional de Lutas

SINTE-RN E SINDSAÚDE-RN, NÚCLEOS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, PARTICIPAM DE DIA NACIONAL DE LUTAS, EM NATAL


Os Sindicatos dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) e Saúde (Sindsaúde-RN), núcleos de São Gonçalo do Amarante, participaram hoje (30) do Dia Nacional de Greves e Paralisações, convocado por centrais sindicais de todo o país, entre elas a CSP-Conlutas, que representa os dois sindicatos.

O dia foi marcado por uma grande passeata, que mobilizou cerca de mil trabalhadores na região central de Natal. A concentração teve início na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, e seguiu pela Avenida Rio Branco. Em seguida, os manifestantes encerraram a atividade em frente à Assembleia Legislativa e à prefeitura, após as falas de lideranças sindicais e de movimentos sociais.

Os representantes dos servidores da educação e da saúde de São Gonçalo denunciaram o autoritarismo do prefeito Jaime Calado na administração do município. O Sindsaúde-RN carregava uma faixa pedindo pela implantação do piso salarial nacional para os agentes de saúde. Já o Sinte-RN, que está engajado na greve dos servidores municipais da educação (iniciada no dia 26/08), fez questão de frisar que a greve é legal e necessária: “a prefeitura quer nos calar, colocando carros de som nas ruas dizendo mentiras à população sobre a situação das escolas, mas nós não aceitaremos calados! Vamos continuar em greve e na luta! Nossa greve é legal”, afirmava Socorro Alves, diretora-geral do Sinte-RN de São Gonçalo, ao microfone.


A manifestação de hoje é continuidade dos protestos de junho e foi convocada após a paralisação nacional do dia 11 de julho. Na pauta de reivindicações, estão a exigência de mais investimentos em saúde e educação, melhorias no transporte, aumento das aposentadorias; redução da jornada de trabalho; fim dos leilões do petróleo e a reforma agrária.

Veja mais fotos da manifestação:











Nenhum comentário:

Postar um comentário