segunda-feira, 25 de março de 2013

Precarização da educação pública


POLÍTICA DE SUCATEAMENTO CONTINUA: ESCOLAS DE SÃO GONÇALO FUNCIONAM COM SALAS MULTISSERIADAS


E as atrocidades da prefeitura de Jaime Calado (PR) contra a educação pública de São Gonçalo continuam! O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do RN, núcleo de São Gonçalo do Amarante (Sinte-RN), recebeu a informação de que as escolas de Barreiros e de Canaã estão funcionando com salas multisseriadas. Temos recebido pais insatisfeitos com essa situação, alegando que o aprendizado de seus filhos está sendo amplamente prejudicado.

Nas salas de aula multisseriadas, alunos de séries diferentes compartilham o mesmo espaço físico e os mesmos professores. O problema é que essa prática costuma fazer um nivelamento por baixo, dando preferência aos alunos que têm menos conhecimento, ou seja, os de turmas menores. Com isso, os alunos de anos mais avançados não conseguem progredir em seus estudos.

O Sinte-RN também aproveita para registrar a insatisfação dos pais de alunos da escola de Poço de Pedra, comunidade mais distante de São Gonçalo. A prefeitura simplesmente fechou o ensino médio da escola comunitária, transferindo os alunos para a escola estadual do Centro.

Os pais desses alunos estão revoltados, pois temem pela segurança de seus filhos, que além de tudo ainda enfrentam um longo trajeto para conseguir estudar. É preciso estar na parada de ônibus às 5h30 da manhã para conseguir chegar à escola no horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário