quinta-feira, 21 de março de 2013

Novela dos concursados


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ESTÁ CAMUFLANDO VAGAS COM DUPLAS JORNADAS


O Sinte-RN continua reivindicando soluções para os problemas urgentes da educação pública de São Gonçalo, principalmente para o caso dos concursados.

Esse foi um dos pontos principais do ato público que o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do RN, núcleo de São Gonçalo do Amarante (Sinte-RN) realizou na manhã desta quinta-feira (21), em frente à Secretaria Municipal de Educação. Porém, nenhuma autoridade que pudesse dialogar com a categoria estava no local.

As novas informações que temos é que a professora Célia Maia (ex-dirigente do Sinte-RN e ex-PC do B), atual coordenadora da Secretaria de Educação, está solicitando aos diretores de creches e escolas de educação infantil que devolvam 50% de seus professores à secretaria, substituindo-os por profissionais em dupla jornada.

Atualmente, as escolas de educação infantil trabalham com dois professores em sala de aula, situação que é absolutamente regular, mas a professora Célia entende que manter dois professores de vagas efetivas na mesma sala de aula é ilegal. Contudo, a professora se esquece de que os profissionais em dupla jornada também fazem parte do quadro de funcionários públicos.

É com essa forma incoerente e contraditória que a professora Célia justifica as duplas jornadas, maquiando a real necessidade de convocação dos concursados.

Essa situação desvaloriza os atuais trabalhadores efetivos, pois eles executam uma carga dobrada de trabalho e ganham apenas mais um salário mínimo de acréscimo.

O plano de carreira dos trabalhadores da educação de São Gonçalo é bastante claro: a carga horária do profissional é de 30 horas, podendo ser estendida até no máximo 40 horas semanais, configurando tempo integral com dedicação exclusiva e acréscimo de apenas 30% no salário.

Desse jeito, a prefeitura precariza a educação pública, prejudica o trabalho e continua “cozinhando” os concursados em banho Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário