segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quem é Quem

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ASSEMBLEIA CONVOCADA PELO SINDAS?

O Sindicato dos Agentes de Saúde do RN (Sindas) realizou uma assembleia com uma parte dos agentes de saúde de São Gonçalo do Amarante, em dezembro do ano passado. Para que isso acontecesse, o SINDAS contou com a ajuda da Secretária de Saúde, Zenaide Calado, que liberou os trabalhadores para a reunião e garantiu que ninguém receberia falta.

Mas duas perguntas precisam ser respondidas: por que apenas nas assembleias convocadas pelo SINDSAÚDE a Prefeitura pune os agentes com faltas? Qual a relação política do SINDAS com a Prefeitura para que a Secretária de Saúde não puna os trabalhadores?

O fato de o SINDAS ter negociado a assembleia com a Secretária ajuda a entender o caso. O SINDSAÚDE e o SINTE são os únicos sindicatos independentes do governo no município e que fazem oposição ao prefeito Jaime Calado (PR). Portanto, a Prefeitura vai fazer de tudo para impedir o SINDSAÚDE de organizar a luta dos trabalhadores por seus direitos, inclusive colocando faltas nos que participam de nossas assembleias.

O SINDAS tem uma relação muito amigável com o governo e não representa nenhuma ameaça ao prefeito e seus ataques aos servidores. Prova disso é que a própria Secretária de Saúde se comprometeu com o SINDAS em participar da assembleia. Como pode um sindicato de trabalhadores levar o inimigo para dentro de casa?!

Como é possível o SINDAS defender os agentes de saúde, se na direção deste sindicato existem partidos aliados do prefeito, como o PT e o PCdoB?! Sindicato de luta tem que ser independente. Não pode ter ligação com governo que explora trabalhador.

Quem é o SINDAS?
O SINDAS é um sindicato só para agentes de saúde. Foi criado em 2008 com o objetivo de dirigir a luta apenas dos agentes. O principal argumento de sua direção é que uma categoria de trabalhadores tem mais força sozinha do que junta com outras. Para eles, os problemas que os agentes enfrentam são diferentes dos que vivem outros trabalhadores da saúde. Mas isso não passa de uma grande ilusão.

Dividir a luta de todo um setor não fortalece o combate. Ao contrário, só enfraquece as categorias. Para os governos, é melhor que os trabalhadores estejam divididos. Dessa forma, os patrões podem escolher com qual categoria vão negociar, enquanto as outras são deixadas de lado e saem derrotadas. Unir os trabalhadores de um mesmo ramo, como é a saúde, em um só sindicato nos coloca em melhores condições para lutar e vencer os ataques dos governos.

Mas isso não é tudo. Além de unir as categorias, é preciso também unir as lutas de todos os trabalhadores, já que somos uma só classe. Por isso, o SINDSAÚDE e o SINTE estão sempre juntos em suas lutas contra o prefeito Jaime Calado e todos que ousarem prejudicar os servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário