quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atraso

Abandono da educação em São Gonçalo continua avançando

A dita "revolução na educação" em São Gonçalo do Amarante/RN, tão propagandeada pelo prefeito Jaime Calado (PR), realmente não existe. No início deste ano, o Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) divulgou em seu jornal e neste blog fotos de escolas do município em estado deplorável. Os problemas eram muitos, como prédios velhos, falta de carteiras e merenda, paredes mofadas, banheiros e quadros-negros quebrados. Nesta quarta-feira, dia 6, a direção do Sinte de São Gonçalo voltou a constatar nas escolas os velhos problemas enfrentados por professores, funcionários e alunos. Ao contrário do que diz o prefeito, nada mudou na educação do município. Pelo menos não para melhor.

Na Escola Municipal Varela Barca, por exemplo, localizada em Barreiros, o telhado do prédio parace uma peneira de tantos buracos que existem. Segundo os próprios alunos, quando chove fica impossível ter aula. Além da péssima estrutura física da escola, os quadros-negros e pisos estão quebrados. As paredes rachadas das salas e a instalação elétrica inadequada também são problemas antigos no prédio.

A Escola Municipal Maria das Neves, no Conjunto Amarante, sofre com uma situação semelhante. São paredes mofadas, descargas e portas de banheiros quebradas e salas sem ventiladores. Em uma das salas, inclusive, o quadro-negro está há mais de um mês no chão. Entre os alunos, o clima é de revolta. "A escola não presta, é um lixo, uma porcaria.", disseram alguns.


A mãe de uma das crianças até procurou as "autoridades responsáveis" pela educação do município para tentar solucionar o problema da Escola Maria das Neves, mas recebeu o completo desrespeito como resposta. Ela foi até o Secretário de Educação, professor Abel Neto, relatar o problema do quadro-negro no chão e pedir que o caso fosse resolvido. De forma irresponsável, o Secretário teria dito: "Ah, é isso?! Pensei que fosse algo mais importante.". A mãe ainda tentou falar com o prefeito Jaime Calado (PR), mas foi impedida pelos seguranças de se aproximar. Depois, eles disseram que ela só queria dinheiro.

A situação de abandono das escolas e a falta de respeito da Prefeitura com a população mostra a verdadeira face da administração do prefeito Jaime Calado (PR) e sua equipe de irresponsáveis. Diante deste cenário de completo descaso com a educação do município, o Sinte convoca alunos e pais a se unirem aos professores e funcionários para enfrentar a política de desrespeito da Prefeitura.


Um comentário:

  1. Infelizmente esta realidade e vivida em muitos dos municipios do Rio Grande do Norte, o nosso papel quanto sindicalistas, pais, educadores e alunos e denunciarmos, mas bom seria que o descontentamento fosse respondido pelo voto, fato este que infelizmente quase não acontece, pois em um passado bem recente os eleitos foram justamente os representados por esses prefeitos que estão a nos massacrar.

    ResponderExcluir