quarta-feira, 14 de maio de 2014

Todos no 15M

NATAL PARTICIPA DO “15M” COM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL

Por todo país, manifestações contra as injustiças da Copa acontecerão neste 15 de maio


Nesta quinta-feira, 15 de maio, Natal participa do “15M”, mundialmente marcado como dia contra as remoções da Copa, com audiência pública às 15h, na Câmara Municipal. O Sindsaúde-RN Estadual estará presente denunciando os gastos com a Copa do Mundo e os abusos cometidos em nome do mundial.

Faltam 30 dias para a abertura da Copa do Mundo e o país já está tomado por uma onda de greves que questionam os gastos com o megaevento. São os rodoviários do Rio de Janeiro, os profissionais em Educação de São Paulo que levaram 5 mil para as ruas da capital na tarde de terça-feira (13), os funcionários públicos federais que questionam os benefícios e isenções à Fifa e empresas, com diversas categorias já paralisadas ou começando suas paralisações nos próximos dias.

No Brasil dos R$ 34 bilhões gastos com a Copa do Mundo, os trabalhadores amargam baixos salários, e têm direitos como saúde, educação, transporte e moradia negados.

Contra esses desmandos, os trabalhadores vão somar as forças às entidades do movimento popular e estudantil, nesta quinta-feira (15), para tomar as ruas em ao menos 50 cidades pelo país contra as injustiças e violações causadas pela Copa do Mundo. Originalmente marcado como dia mundial contra as remoções da Copa, o 15M (15 de maio) está sendo impulsionado por várias articulações nacionais: os Comitês Populares da Copa, o Encontro Nacional do Espaço Unidade e Ação – “Na Copa vai ter luta”, coletivos nacionais, regionais e movimentos sociais. A manifestação está sendo organizada nacionalmente. A CSP-Conlutas se integra essa manifestação como parte do calendário de lutas da Central contra os desmandos da Copa.

A Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel), o Juntos, RUA, Construção e outras organizações da juventude também irão para as ruas protestar contra as injustiças da Copa do Mundo, e defender a soberania nacional, contra a criminalização dos movimentos sociais.

Entre as cidades em que haverá atos estão São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Distrito Federal, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES). Muitos dessas manifestações serão em unidade com os trabalhadores em greve.  Os atos puxados pelo Comitê Popular da Copa estão previstos para acontecer na parte da tarde, em grande parte a partir das 16h.

Pela manhã os movimentos de luta por moradia prometem realizar protestos e movimento estudantil promete fazer o travamento de avenidas ao menos seis importantes avenidas de São Paulo nas zonas sul, leste e central de São Paulo.

O ato também está realizado em algumas cidades pelo mundo como Santiago do Chile e em Berlim, na Alemanha.

A Secretaria Executiva Nacional orienta às suas entidades filiadas a que se somem e ajudem a organizar um forte dia de mobilizações, com iniciativas junto aos movimentos populares, a juventude e categorias profissionais. Junto com o apoio, unificação e fortalecimento das mobilizações já em curso, esse deve ser o centro da atividade da Central nos próximos dias.

A CSP-Conlutas orienta às suas entidades filiadas a que se somem e ajudem a organizar um forte dia de mobilizações, com iniciativas junto aos movimentos populares, a juventude e categorias profissionais. Junto com o apoio, unificação e fortalecimento das mobilizações já em curso, esse deve ser o centro da atividade da Central nos próximos dias.

Essa mobilização será importante para que acumulemos forças na construção de grandes atos, os mais unitários possíveis, na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho.


Fonte: CSP-Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário