quarta-feira, 14 de maio de 2014

Na Copa Vai Ter Luta

SINTE-RN NÚCLEO DE SÃO GONÇALO PARTICIPA DO ENCONTRO “NA COPA VAI TER LUTA”


No último sábado, 10 de maio, o Sinte-RN núcleo de São Gonçalo do Amarante marcou presença no encontro “Na Copa Vai Ter Luta”, que teve o objetivo de preparar as jornadas de lutas que ocorrerão durante os jogos da Copa do Mundo, no Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Farmácia da UFRN, em Natal, e contou com cerca de 200 pessoas e diversas entidades dos movimentos sociais, sindicais e estudantis, entre elas a CSP-Conlutas, a Intersindical, o Sindsaúde, o Sintest, a Anel e, claro, o núcleo do Sinte-RN de São Gonçalo do Amarante, além da regional do Sinte-RN de Ceará-Mirim.

No encontro, foi aprovado a realização de protestos e atos para denunciar os gastos com a Copa do Mundo no Brasil. Ao contrário da maioria das cidades-sede, que terão atos em 12 de junho, na abertura da Copa, o Encontro preferiu marcar o protesto em Natal para o dia 16 de junho, devido a presença dos governos do Brasil e dos Estados Unidos.

 “Vamos convocar a população e os trabalhadores para pararem nesse dia e irmos às ruas, denunciar os gastos na Copa. Não é possível gastar bilhões com obras e estádios, enquanto escolas são fechadas e mães são colocadas nos corredores dos hospitais”, afirmou Rosália Fernandes, do Sindsaúde-RN Estadual. 

A reunião de sábado foi a versão regional de um encontro realizado em março, em São Paulo, com 2.500 pessoas. O encontro também contou com a participação de Atnágoras Lopes, da coordenação nacional da CSP-Conlutas. Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, ele afirmou que o movimento é uma continuidade das manifestações ocorridas em junho de 2013, que pediam maiores investimentos sociais. "São manifestações de esquerda, em oposição ao governo federal e estadual. Esas manifestações do movimento organizado vem se intensificando", afirmou.

Além do ato no dia 16 de junho, o encontro aprovou um calendário, que começa nesta quinta, 15 de maio, às 9h, com uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Natal, convocada pela vereadora Amanda Gurgel (PSTU. E, em seguida, uma caminhada até a Prefeitura de Natal e um ato público, às 14h.

Uma nova plenária será realizada no dia 27 de maio, às 16h, no Sindicato dos Bancários.


Fonte: Sindsaúde-RN Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário