quinta-feira, 1 de maio de 2014

Ato do Dia do Trabalhador

SINTE-RN NÚCLEO DE SÃO GONÇALO PARTICIPA DE ATO DO DIA DO TRABALHADOR NO ARENA DAS DUNAS

Trabalhadores saíram em caminhada pela Av. Salgado Filho, em Natal, protestando contra os gastos com a Copa do Mundo e o aumento das passagens de ônibus de Natal



O 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, foi marcado por um grande protesto que uniu diversas categorias e estudantes em frente ao Arena das Dunas em Natal, culminando com uma grande passeata pela Av. Salgado Filho. Os servidores da educação de São Gonçalo do Amarante apoiaram a manifestação e estiveram presentes na luta, denunciando o descaso do governo Jaime Calado contra os trabalhadores em São Gonçalo.

O diretora do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo, Socorro Alves, parabenizou os trabalhadores e falou sobre a campanha “NÃO ACEITE CALADO”: “Lá em São Gonçalo, nós estamos com a campanha “NÃO ACEITE CALADO”, contra o governo repressor que temos lá, que massacra os trabalhadores e retira direitos. Esse é apenas o primeiro ato de uma série que irá acontecer durante a Copa do Mundo, porque esta Copa não é para os trabalhadores”, afirmou a sindicalista. 

Mesmo debaixo de muita chuva, os trabalhadores não se intimidaram e saíram em caminhada até o Midway, onde os manifestantes fizeram falas de protesto e terminaram a manifestação servindo uma grande feijoada. Um dos manifestantes chegou a dizer: “hoje, a praça de alimentação é na rua, com os trabalhadores!”

O ato também convocou os trabalhadores para o Encontro “Na Copa Vai Ter Luta”, que será realizado no dia 10 de maio, na Faculdade de Farmácia da UFRN, próximo do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O objetivo é reproduzir o encontro que foi feito em São Paulo, com 2.500 pessoas, para preparar a jornada de lutas durante os jogos da Copa do Mundo, no Rio Grande do Norte.

HISTÓRIA DE LUTA

O Dia 1º de Maio é uma data histórica para todos os trabalhadores, um símbolo da luta por respeito, dignidade e melhores condições de trabalho, contra a exploração e os abusos cometidos diariamente por patrões e por toda a máquina que move o sistema capitalista.

A data foi criada oficialmente na Segunda Internacional Socialista, na Paris de 1889, em memória dos manifestantes mortos em Chicago (Estados Unidos), no ano de 1886, durante um conflito envolvendo a polícia e os trabalhadores daquela cidade industrializada. Tudo isso porque no dia 1 de maio do mesmo ano milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.


O Sinte-RN de São Gonçalo aproveita a oportunidade para parabenizar todos os servidores deste município, que são bravos guerreiros em sua labuta diária, mesmo sofrendo diariamente com os desmandos deste governo municipal de Jaime Calado.

Confira mais fotos do protesto:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário