quarta-feira, 7 de maio de 2014

Conselho do IPREV

APÓS MANOBRA SORRATEIRA DA PREFEITURA, CONSELHO FISCAL DO IPREV TEM MAIORIA DO GOVERNO

Na calada da noite, estatuto do IPREV é alterado e representantes do governo tornam-se maioria. Jalmir Simões é o novo presidente do conselho, que se reúne mais uma vez nesta quinta (8)



Nesta quinta-feira (8), às 14h, o conselho fiscal e administrativo do IPREV de São Gonçalo do Amarante irá se reunir novamente para fazer a apresentação das contas e do saldo do instituto. Esta será de fato a primeira reunião do grupo, desde que os novos conselheiros foram nomeados.

Na semana passada, dia 30 de abril, a solenidade de posse dos novos conselheiros tomou a maior parte do tempo da reunião, assim como a eleição interna para a presidência do conselho. Dois candidatos concorreram à presidência: o sindicalista Vivaldo Dantas Júnior, diretor do núcleo do Sindsaúde-RN de São Gonçalo; e o secretário municipal de saúde, Jalmir Simões, que acabou vencendo a eleição por 6 votos a 3 (havendo também uma abstenção).

O resultado não surpreende, uma vez que a maioria dos conselheiros integra o governo de Jaime Calado. No final do ano passado, uma manobra da prefeitura de São Gonçalo alterou o estatuto do IPREV, ampliando a participação de integrantes da prefeitura no conselho fiscal do instituto.

Antes, o estatuto previa apenas dois representantes do poder executivo como integrantes do conselho. Os demais eram: um representante do Poder Legislativo, um representante do Ministério Público, um representante do Tribunal de Contas, três representantes dos servidores ativos e dois dos servidores inativos.

Com a alteração sorrateira - na calada da noite - do estatuto, os representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas foram substituídos por mais dois representantes do poder executivo. Ou seja, na prática, a prefeitura tem 4 representantes no conselho, enquanto os servidores são minoria: apenas 3.

Para a presidência do conselho, votaram em Vivaldo Júnior os servidores ativos Socorro Alves e César Veríssimo, além do próprio Vivaldo. Já em Jalmir Simões, votaram – além dele mesmo - os conselheiros: Miguel Teixeira (secretário municipal de Administração), Abel Neto (secretário municipal de Educação), Luiz Henrique Nóbrega (secretário municipal de Finanças), além do representante do Poder Legislativo, vereador Adelson Martins.

O último voto a favor do representante do governo foi de uma servidora inativa, que ao invés de fortalecer a luta dos servidores, votou ao lado dos cargos comissionados, se mostrando comprometida com os interesses do governo. O outro servidor inativo se absteve.


A nova reunião do conselho será novamente às 14h, no Espaço do Empreendedor (bairro de Novo Santo Antônio, S/N, RN 160).

Nenhum comentário:

Postar um comentário