quarta-feira, 3 de abril de 2013

Entre assaltos e arrombamentos, já são 8 casos em Regomoleiro


UNIDADE DE SAÚDE É ARROMBADA EM SÃO GONÇALO E FUNCIONÁRIOS COBRAM POR MAIS SEGURANÇA

São Gonçalo do Amarante está vivendo um verdadeiro caos na saúde e segurança públicas. Na manhã desta terça-feira (2), funcionários da Unidade de Saúde Regomoleiro/Barreiros se depararam mais uma vez com um arrombamento no local. Entre assaltos a mão armada e arrombamentos, a unidade de saúde já soma 8 ocorrências em pouco mais de 2 anos.

Os servidores chegaram por volta das 7h, quando encontraram a porta de entrada semi-aberta e o cadeado quebrado no chão. Até o momento, eles apenas deram falta do micro-ondas da unidade, mas o clima é de constante vulnerabilidade. Eles contam que a unidade fica localizada em uma zona de tráfico de drogas e que o local permanece desprotegido o tempo todo, já que não há quem zele pela segurança. Eles ainda apontam para a necessidade de pelo menos um guarda municipal no local.

Os funcionários se dirigiram à Secretaria Municipal de Saúde e foram recebidos com grosseria pelo secretário Jalmir Simões, que indagou aos presentes: “o que vocês querem que eu faça, contrate um segurança para a comunidade? A segurança não é um problema da prefeitura, é um problema da governadora do estado”. O secretário ainda ameaçou cortar o ponto daqueles que não retornassem à unidade de saúde em no máximo 30 minutos.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, núcleo de São Gonçalo do Amarante (Sindsaúde-RN), o prefeito da cidade, Jaime Calado (PR), se recusa a realizar concurso público para guarda municipal. Para Simone Dutra, agente de saúde e sindicalista, “o prefeito está fechando os olhos para uma necessidade real que existe há anos. A maior parte das pessoas que trabalham aqui são mulheres, que se sentem à mercê de bandidos que muitas vezes são conhecidos da própria população”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário