terça-feira, 3 de julho de 2012

Reflexão

GREVE RETOMOU A VONTADE DE LUTAR DOS SERVIDORES

A greve dos servidores da saúde e da educação foi muito importante para retomar a vontade de lutar das duas categorias. Na greve, os trabalhadores reaprenderam a confiar nas próprias forças e enfrentaram seus medos. Fizeram vários atos de rua, caminhadas, denúncias e até ocuparam o gabinete do prefeito/ditador Jaime Calado (PR). Por experiência própria, os servidores viram que podem fazer mais por seus direitos e pelos serviços públicos.

Os trabalhadores reconheceram a liderança do Sinte e do Sindsaúde. A formação de um amplo Comando de Greve, por exemplo, foi uma grande demonstração de democracia entre os sindicatos e as categorias. A luta também obteve vitórias parciais do movimento. Para o Comando de Greve, mesmo sem conquistas financeiras, a greve foi vitoriosa porque forçou o prefeito a abandonar o processo por danos morais contra o diretor do Sindsaúde, Vivaldo Júnior.

Além disso, a justiça julgou legais as greves da saúde e da educação e ordenou que o prefeito devolvesse os valores descontados dos salários dos servidores. Uma derrota que o ditador teve de engolir e que deu fôlego aos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário