segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reflexão

EM 46 DIAS GREVE, SERVIDORES MOSTRAM CORAGEM E DISPOSIÇÃO DE LUTA

Após 46 dias de uma luta intensa, os servidores da saúde e da educação de São Gonçalo do Amarante decidiram suspender a greve no último dia 31 de maio. Embora não tenham alcançado conquistas financeiras, os trabalhadores acreditam que a paralisação obteve uma vitória moral. Foi um movimento que conseguiu levantar novamente a disposição de luta dos servidores, que havia ficado um pouco abalada com a intransigência que vem marcando a administração do prefeito Jaime Calado (PR).

Não foi uma greve fácil. Todos sabem disso. Além dos problemas diários enfrentados por professores, funcionários e profissionais de saúde em seus locais de trabalho, foi preciso enfrentar também a insensibilidade e o desrespeito do prefeito. Mas foi uma greve forte, que pela primeira vez contou com a unificação das duas categorias em um só movimento. Foi uma greve que rompeu o medo de enfrentar um prefeito que sempre perseguiu os trabalhadores.

O grande ditador
Os servidores não pediram nada mais do que o cumprimento dos próprios direitos, como o Plano de Cargos, pagamento das gratificações e condições dignas de trabalho. Mas, infelizmente, quem governa São Gonçalo não é um prefeito, e sim um grande ditador. A insensibilidade e o desprezo de Jaime Calado com a população e os serviços públicos fizeram os servidores voltar ao trabalho. Durante toda a greve, o prefeito se negou a negociar com as categorias e não apresentou nenhuma proposta para as reivindicações dos trabalhadores.

Nem mesmo quem se dizia oposição ficou ao lado dos servidores, como o deputado estadual Poti Júnior (PMDB). Os trabalhadores procuraram o deputado para que ele intermediasse uma audiência de negociação com o prefeito Jaime Calado. Mas o parlamentar não passou do jogo de cena. Agora, Poti Júnior apóia a reeleição do ditador que despreza os servidores e que está acabando com o serviço público em São Gonçalo. Isso prova o verdadeiro lado do deputado.

Entretanto, a luta em defesa dos servidores e dos serviços públicos não acabou com o fim da greve. Ela continua todos os dias. O Sindsaúde e o Sinte não vão dar trégua ao prefeito/ditador de São Gonçalo. Nós vamos seguir lutando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário