terça-feira, 10 de maio de 2011

Desrespeito

Após denúncias do Sinte, Promotor de Justiça de São Gonçalo inspeciona escolas do município

Nos dias 17 e 23 de março, o Promotor de Justiça de São Gonçalo do Amarante/RN, Mac Lennon Lira dos Santos Leite, inspecionou oito escolas do município com o objetivo de apurar diversas irregularidades. A visita do Promotor foi motivada por denúncias feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de São Gonçalo (Sinte). No primeiro dia, foram inspecionadas as escolas municipais Dom Joaquim, Baixinhos Educados, Varela Barca e Maurício Fernandes. Nestas unidades de ensino, foram encontradas falhas na instalação elétrica, ausência de refeitórios e carteiras quebradas, além de infiltrações e mofo nas paredes. Salas de aula quentes e sem ventilação também foram vistas pela Promotoria.

No dia 23 de março, data da segunda visita do Promotor Mac Lennon, as escolas inspecionadas foram Maria das Neves, Vicente de França, Poti Cavalcanti e Francisco Potiguar. Nestas unidades de ensino, também foram encontrados vários problemas, mesmo as escolas tendo passado por reformas. Telhado quebrado, rachaduras no teto, cupim, ventiladores sem funcionar, presença de baratas nas dependências dos prédios e esgotos abertos. Foi esse o cenário visto pela Promotoria: o descaso completo do prefeito Jaime Calado (PR) com a educação do município.

O Promotor Mac Lennon ainda presenciou uma situação que ultrapassou os limites do absurdo. Na Escola Municipal Francisco Potiguar, foram encontrados vários pacotes de flocos de milho com validade vencida. E o pior: o Promotor foi informado de que no dia anterior a merenda servida foi cuscuz. Ou seja, os estudantes receberam alimento fora da validade, prova de que a Prefeitura além de não se preocupar com a qualidade da educação também é irresponsável com a saúde das crianças.

Após a inspeção nas escolas, o Promotor de Justiça informou que haverá uma reunião com o sindicato para anunciar as medidas a serem tomadas. Mas já pediu que alguns dos problemas encontrados fossem solucionados com urgência.

Diante das terríveis condições de estrutura das escolas, o Sinte/RN de São Gonçalo exige que nem a Prefeitura nem o Ministério Público esperem que aconteça no município o mesmo o que aconteceu em São Tomé no último dia 22 de março, quando as paredes de uma escola desabaram sobre os alunos e a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário