terça-feira, 14 de junho de 2016

Professores sem transporte

ALUNOS E PROFESSORES DA ZONA RURAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTÃO HÁ 10 DIAS SEM AULA PORQUE NÃO HÁ TRANSPORTE

*Imagem ilustrativa.
As escolas das comunidades rurais de Jacaré-Mirim, Guanduba, Serrinha e Oiteiros, no município de São Gonçalo do Amarante (RN), estão há 10 dias sem aula devido à falta de transporte responsável por levar os professores da rede pública até as escolas. Em algumas delas, falta transporte também aos próprios alunos.

Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato dos Servidores da Educação (Sinte-RN), núcleo de São Gonçalo do Amarante, a prefeitura municipal de São Gonçalo não fez o pagamento à empresa que faz o transporte dos professores e alunos e por isso o serviço foi cortado desde o início do mês de junho.

Os professores embarcam nos ônibus ainda em Natal, no bairro de Igapó, mas com a paralisação, não há como chegar às escolas, pois em muitas comunidades da zona rural o acesso é difícil e sem transporte público regular.

ZONA RURAL ABANDONADA

Esse é só mais um dos problemas que as escolas públicas de São Gonçalo enfrentam. Todos os dias o sindicato recebe denúncias de irregularidades, mas a situação é ainda pior na zona rural.

No dia 9 de junho, a energia das escolas Sebastião Prudêncio e Rio da Prata foi cortada, devido ao atraso de 4 meses no pagamento. Até o momento, ainda não sabemos se a situação foi regularizada. Como se não bastasse, na Escola de Rio da Prata os alunos ainda estão sofrendo com a falta de merenda e por isso estão sendo liberados mais cedo.

GREVE ACABOU, MAS PROBLEMAS CONTINUAM

No início do ano letivo, os servidores da Educação promoveram uma greve que durou mais de 40 dias, denunciando os diversos problemas das escolas. A prefeitura, entretanto, entrou na justiça pedindo a ilegalidade da greve e ainda defendeu que a Educação do município vive um ótimo momento. Segundo o próprio prefeito, Jaime Calado, os “professores de São Gonçalo vivem no céu”. A greve foi encerrada após determinação da Justiça, mas os problemas não foram resolvidos e continuam se acumulando.

“O prefeito dizia que nossa greve era ilegal, mas o caos nas escolas continua. A greve acabou, mas os alunos continuam sem aula porque não há transporte, não há energia nas salas, não há merenda suficiente. Não é a greve que deixa os alunos sem aula, mas sim a própria prefeitura. Aqui em São Gonçalo a prefeitura faz greve todo dia na Educação e isso nós não podemos aceitar”, afirmou Jaciguara Rodrigues, diretora do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo do Amarante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário