terça-feira, 14 de junho de 2016

Luta pelos Terceirizados

EMPRESA TERCEIRIZADA QUE PRESTA SERVIÇO À PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE DEMITE TRABALHADORES SEM INFORMAR O AVISO PRÉVIO

Sem esses profissionais, escolas públicas sofrem com a falta de serviços de limpeza


No dia 1º de junho, alguns trabalhadores da empresa Art Service, que presta serviços à prefeitura de São Gonçalo do Amarante, foram surpreendidos com a notícia de que estavam de aviso prévio desde maio. A notícia foi dada durante uma reunião dos trabalhadores com a empresa e pegou os trabalhadores de surpresa porque, segundo eles, em nenhum momento o aviso prévio foi informado anteriormente, muito menos que ele já estava em execução desde maio.

Muitos desses funcionários prestam serviços nas escolas públicas de São Gonçalo. A Art Service é responsável pelos serviços de limpeza, merendeira e porteiro, por exemplo. Atualmente, as escolas sofrem com a falta desse pessoal e acaba ficando sem o serviço ou com o serviço precarizado já que, muitas vezes, o número de trabalhadores é insuficiente para dar conta da toda a escola. Eles acabam sobrecarregados de trabalho. A Creche Padre Tiago, por exemplo, só conta com um ASG para fazer a limpeza de toda a escola. Mesmo assim, após essas novas demissões, o serviço nas escolas será ainda mais prejudicado.

Como se não bastassem as demissões, até hoje o pagamento do 13º salário de 2015 dos funcionários ainda não saiu e já estamos na metade do ano e eles continuam com vale alimentação e vale transporte em atraso.

Outro fato absurdo é que esses funcionários não têm acesso aos seus próprios contracheques, com a descrição dos serviços realizados e muito menos dos valores equivalentes a cada serviço. Ou seja, os trabalhadores exercem suas funções completamente ás cegas, sem saber se o que estão recebendo é o valor justo pelo seu trabalho.


Exigimos que a prefeitura se posicione para resolver a situação. Esse problema afeta diretamente o funcionamento das escolas e não podemos fechar os olhos para nossos companheiros que também sofrem com a precarização do trabalho e do ensino público em São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário