domingo, 8 de fevereiro de 2015

Histórico do PCCS da Saúde

ATENÇÃO PARA O HISTÓRICO QUE FOI APRESENTADO PELO SINDSAÚDE, NÚCLEO DE SGA, NO SEMINÁRIO SOBRE O PCCS DA CATEGORIA. LEIA E INFORME-SE:



HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS DOS SERVIDORES DA SAÚDE DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Em 1993 foi criado o PCCS Lei 430/93 dos servidores municipais de São Gonçalo. Na época ficou de fora deste plano os professores por haver um plano específico, e os profissionais da saúde e a procuradoria do município por receberem bem mais do que os demais profissionais de nível superior municipal da época.

Embora tenha sido criado o PCCS, os profissionais da saúde tinham vínculo precário, só em 1995 que foi feito o primeiro concurso para a prefeitura de São Gonçalo. Após a efetivação dos servidores, a estruturação da SMS foi para as unidades básicas de saúde e postos de saúde. Neste período, já em 1996, foi criado o núcleo municipal do Sindsaúde de São Gonçalo.

Se passaram 6 anos para que fosse criado um novo concurso, ou seja, só em 2001 que foi feito um novo concurso através da luta do núcleo do Sindsaúde. Mas os novos concursados só foram efetivados em 2003, mantendo a estrutura da SMS de servidores efetivos para postos de saúde e unidades básicas de saúde. Durante este período foi criado o PSF, porém, os trabalhadores tinham vínculo empregatício precário através de contratos.

Em 2007, por meio de uma forte greve, é que conseguimos alterar a Lei 430/93 do PCCS, através da lei 1.144/2007 da gestão do prefeito Jarbas Cavalcanti. Incluímos o nível superior da saúde, negociamos o parcelamento do reajuste e da implementação da nova lei.

Para nossa surpresa, em 2009 a gestão do prefeito Jaime Calado ignora o PCCS e começa a dar reajuste por fora do mesmo. Após dois anos de fortes lutas e greves, o núcleo do Sindsaúde, representando os servidores, conseguiu uma grande vitória que foi o concurso público em 2010 para todas as categorias da saúde. A partir deste novo concurso os servidores da saúde, inclusive os do PSF, se tornaram servidores efetivos, o que muda a estrutura organizacional da SMS de São Gonçalo.


A partir de agora a predominância é de estratégia Saúde da Família e com isso o que se vê é que existe uma miscelânea de salários e gratificações precarizados, como pode ser exemplificado na tabela abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário