segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Resultados do pós-greve

EM ASSEMBLEIA, SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE APROVAM CAMPANHA DE DENÚNCIAS MOSTRANDO QUE POUCA COISA MUDOU DEPOIS DA GREVE


Situação de abandono nas escolas continua. Esta é a escola pública onde queremos trabalhar e educar nossos filhos?

Na tarde do dia 17 de outubro, os servidores da educação de São Gonçalo do Amarante se reuniram em assembleia no Clube dos Correios, para discutir e avaliar o resultado da última audiência com a prefeitura, ocorrida dois dias antes. A categoria ainda definiu os próximos estudos de polo e tirou encaminhamentos de luta para as próximas semanas.

Embora a greve deste ano tenha acelerado os encontros dos servidores da educação com o governo, pouca coisa ainda mudou. A prefeitura liberou algumas listas com os primeiros nomes de servidores contemplados com quinquênios, mudança de nível e licenças prêmios. Ela também decidiu prorrogar por mais dois anos o prazo do último concurso público e se comprometeu a melhorar o Iprev.

Porém, com essas listas divulgadas o governo não está fazendo nada além de assegurar um direito que os trabalhadores já haviam adquirido e, mesmo assim, o sindicato está encontrando dificuldade para ter acesso às próximas listas com os nomes dos trabalhadores que serão contemplados.

O governo prorrogou o prazo do concurso, mas de fato não chamou os concursados para integrar seu quadro e não dá nenhuma previsão de quando isso poderá acontecer. Enquanto isso, os concursados amargam uma espera sem expectativas e as escolas continuam precisando de novos profissionais para atuar em suas salas de aulas e supervisão pedagógica. Tem escolas que até este mês de outubro ainda não tiveram aula de algumas disciplinas como Inglês, Português, entre outras.

Mas se a situação dos trabalhadores da educação já é lastimosa, o estado das condições estruturais das escolas é ainda pior. Elas continuam caindo aos pedaços, com muito mofo nas paredes e teto, com vazamentos nos banheiros, carteiras quebradas, reboco caindo, pouca iluminação, ferrugem onde há ferro e todo tipo de ameaça à saúde de nossos alunos e também à nossa própria saúde.

Passamos nas escolas e não vemos nada acontecer e ainda precisamos enfrentar o assédio moral cometido por diretores que não foram eleitos por nós para ocupar um cargo tão importante.

Por isso, os trabalhadores da educação aprovaram em assembleia uma campanha de denúncias, com cartazes, notas à população e carros de som, mostrando que pouca coisa mudou após a última greve e que os servidores continuam mobilizados, em defesa da escola pública, contra a repressão da prefeitura e também em defesa das eleições diretas para diretor de escola.

A assembleia também aprovou que fossem eleitos representantes em cada escola, um de cada turno, para ser o elo de ligação entre a escola e o sindicato. Assim, acreditamos que nossa representação sindical poderá chegar ainda mais perto de cada escola do município.

Os servidores também definiram onde serão os próximos estudos de polo: Poti Cavalcante (zona urbana) e Guajiru (zona rural), mas as datas ainda não foram acertadas. Eles resolveram criar uma comissão de negociação, formada por pessoas da base e do sindicato, para participar das audiências na prefeitura. Entretanto, os nomes que irão compor essa comissão ainda não foram tirados.

Por fim, os servidores se comprometeram a manter a conferência que está marcada para novembro. Nos próximos dias o Sinte-RN, núcleo de São Gonçalo, vai sentar com a direção do sindicato e com os trabalhadores para definir os eixos dessa conferência, estabelecer datas, locais e meios de divulgação. Quem quiser contribuir, pode procurar o sindicato e participar.

Sobre a reposição de aulas da greve, ficou acertado que essa reposição iria acontecer com atividades extra classe.

A próxima assembleia da categoria está marcada para o próximo dia 6 de novembro, às 19h, no Clube dos Correios. Este horário visa contemplar também os servidores do turno da noite. Na pauta, os servidores discutirão o funcionamento do turno da noite e a eleição dos representantes de escolas por turnos. Não deixem de participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário