segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Negociação

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE RECONHECE QUE NÃO ATUALIZOU CORRETAMENTE O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

Finalmente a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante admitiu uma das muitas injustiças que vem cometendo nos últimos quatro anos. Nesta segunda-feira, dia 11, em audiência solicitada pelo Sinte/RN de São Gonçalo, o Secretário de Educação do município, Abel Neto, reconheceu que não atualizou corretamente o Piso Salarial dos professores de nível superior. No início do ano, o governo federal divulgou o percentual de reajuste do Piso Nacional da categoria, 22,22%. Em São Gonçalo, o prefeito Jaime Calado (PR) repassou o valor apenas para os professores de nível médio, que são uma minoria. Enquanto isso, os de nível superior, que compõem a maioria dos educadores do município, receberam somente 11% e tiveram seus salários achatados. 

Agora, depois de muita denúncia da direção do sindicato, a Prefeitura resolveu admitir o erro e corrigir a injustiça. Na audiência, o secretário Abel Neto disse que faria um levantamento dos recursos financeiros e apresentaria uma proposta de pagamento do piso dos professores, mesmo que seja parcelado. Essa e outras reivindicações dos trabalhadores foram discutidas nesta segunda-feira, em reunião solicitada pelo Sinte/RN de São Gonçalo, com a presença da Procuradora do município. Abaixo, confira como ficou a negociação dos demais pontos da pauta.

Promoções, letras e qüinqüênios: o secretário informou que todos esses direitos foram “descongelados” e garantiu que fará um cronograma de pagamento.

Aposentadoria: ficou decidido que os trabalhadores que estão com problemas para dar início ao processo de aposentadoria (alguns educadores precisam ter de suas promoções atualizadas antes de se aposentarem) devem procurar o sindicato para uma reunião com o IPREV, o Instituto de Previdência do município.

Pagamento da UVA: o secretário afirmou que a Prefeitura vai pagar o débito com a Universidade do Vale do Acaraú (UVA) para que os professores que concluíram suas graduações possam receber os diplomas. Ainda esta semana a Secretária de Educação vai entrar em contato com a instituição para negociar o pagamento da dívida.

Convocação dos concursados: o secretário disse que chamaria os aprovados no último concurso no início de 2013, mas não especificou a quantidade.

Pagamento dos estagiários: segundo Abel Neto, dos três meses de salários atrasados dos estagiários, a Prefeitura pagou agosto e setembro. Outubro ainda está em aberto.

Reajuste do Piso dos professores em 2013: a Prefeitura vai esperar o governo federal anunciar o percentual de reajuste para avaliar como pagar.

Merenda escolar: diante do descaso com a alimentação nas escolas, o secretário afirmou que a merenda voltará a ser escolarizada. Ou seja, as escolas terão acesso aos recursos para compra dos alimentos.

Plano de Cargos, Carreira e Salários: a Prefeitura aceitou discutir uma proposta de Plano de Cargos elaborada pelo Sinte/RN de São Gonçalo. O sindicato irá preparar um projeto e debater em assembleia com a categoria. A ideia do Sinte é que o Plano de Cargos seja um só para professores e funcionários de escolas.

Adicional de Insalubridade: a Procuradoria do município estranhou o fato de os terceirizados receberem da empresa o Adicional de Insalubridade enquanto a Prefeitura não paga o mesmo direito aos funcionários efetivos. Foi firmado o compromisso para verificar a finalização do laudo técnico a fim de que se comece a pagar o adicional a quem é do município.

Mudança de nível: de acordo com o secretário de educação, os professores com especialização, mestrado ou doutorado mudarão de nível até fevereiro de 2013.

Vale-transporte: desde setembro o prefeito Jaime Calado não pagava a contrapartida da Prefeitura nos vales-transportes dos servidores de São Gonçalo. Isso fez com que as empresas não recarregassem os cartões dos trabalhadores. Embora os vales já tenham voltado ao normal, o Sinte exigiu que nenhum funcionário recebesse falta em função da ausência no trabalho por não ter vale-transporte. O secretário garantiu que isso não irá acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário