segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Balanço da gestão

UMA DIREÇÃO DE LUTA QUE NÃO SE VENDEU AO PREFEITO

Atual direção do Sinte/RN de São Gonçalo do Amarante apresenta um balanço de sua atuação à frente das lutas da educação.

O começo do mandato da atual direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São Gonçalo do Amarante (Sinte/RN) foi muito difícil. Havia muita decepção entre os trabalhadores. A categoria tinha sofrido uma grande traição por parte dos seus dois principais dirigentes até então, a professora Célia (PCdoB) e o professor Abel Neto (PT). 

Esses professores escolheram abandonar a categoria da educação e se aliar ao prefeito Jaime Calado (PR). Esperançosos, os trabalhadores acreditaram que, dentro da Secretaria de Educação, os ex-sindicalistas iriam ajudar na conquistar de muitas reivindicações dos educadores.

Mas não foi o que aconteceu. Ao contrário do que a categoria esperava, os professores Abel, Efigênio e Célia não fizeram outra coisa a não ser retirar direitos já conquistados pelos trabalhadores em educação. O desastroso Plano de Cargos e Carreira é um exemplo.

Desse modo, não foi nada fácil para a atual direção do Sinte assumir o comando do sindicato. Além de enfrentar um prefeito perseguidor, a nova diretoria enfrentou os ex-sindicalistas na Secretaria de Educação. Mesmo assim, o desafio foi encarado com força e independência. 

Nessa luta, o apoio do Sindsaúde de São Gonçalo foi muito importante. Foi preciso unir as forças dos dois sindicatos para lutar contra os traidores da categoria e enfrentar o prefeito que tanto odeia os servidores públicos. Ao longo desses anos, foram muitos os combates para defender os direitos dos trabalhadores.

Juntos, o Sinte e o Sindsaúde travaram diversas lutas de resistência. Em todas, uma marca ficou clara para a categoria. “A atual direção do Sinte nunca se vendeu a nenhum governo e sempre manteve sua disposição para lutar até o fim.”, destaca Socorro Alves, diretora do Sinte.

“NUNCA TROCAMOS OS DIREITOS DA CATEGORIA POR UM GABINETE NA PREFEITURA” 

Nos últimos três anos, o Sinte de São Gonçalo foi dirigido por um grupo de luta e independente dos governos. Uma direção que nunca fez o jogo da Prefeitura e sempre defendeu os direitos dos trabalhadores, mesmo nas situações mais complicadas. É verdade que ainda há muito a conquistar e outras lutas devem ser travadas contra o ditador que se reelegeu esse ano.

Mas o que já foi alcançado não é pouco, se compararmos o tamanho dos desafios encontrados. A cada dia, a Prefeitura apresentava um novo ataque contra os direitos da categoria. E o Sinte sempre se mobilizou para tentar, junto com os servidores, resolver os problemas.

Entretanto, um sindicato de luta não se faz apenas com uma direção de luta. Isso é importante, mas é preciso mais. Sozinhos, contra os governos e os patrões, não somos tão fortes. É fundamental a participação dos trabalhadores nas lutas que são organizadas pelo Sinte.

Sem a base, o sindicato não pode vencer. A atual diretoria nunca fugiu da luta. Sempre mobilizou os trabalhadores em defesa dos direitos retirados pelo prefeito e pelos os ex-sindicalistas traidores. “Nunca nos vendemos aos governos, nunca trocamos os direitos da categoria por um gabinete na Prefeitura.”, diz Fátima Ferreira, diretora do Sinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário