segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mobilização

SERVIDORES DA SAÚDE DE SÃO GONÇALO PROTESTAM POR AUDIÊNCIA COM A PREFEITURA

No último dia 15, quinta-feira, servidores da saúde pública de São Gonçalo do Amarante foram até a Prefeitura Municipal protestar por uma audiência com a secretária de saúde, Clotilde Macedo. A manifestação ocorreu dentro da Prefeitura e contou com cerca de 80 trabalhadores, entre enfermeiros, médicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. Com faixas e um carro de som, os servidores exigiam ser recebidos pelos representantes do prefeito Jaime Calado (PR) a fim de negociar a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2011 do Sindsaúde de São Gonçalo. Depois de muita insistência e protesto, trabalhadores e dirigentes do sindicato conseguiram ser recebidos pelo Procurador do Município, Leonardo Braz, já que a secretária Clotilde Macedo não apareceu. Uma audiência ficou marcada para o próximo dia 27, às 11 horas, na sede da Prefeitura.

Desde o mês de março, o Sindsaúde buscava uma audiência com a Prefeitura, mas não obteve resposta. Em julho, o sindicato protocolou novo ped
ido, que outra vez foi ignorado. Após seis meses de espera, os servidores da saúde perderam a paciência e decidiram lutar para arrancar a audiência. Na manhã do protesto, dia 15, os trabalhadores e o Sindsaúde, apoiados pelo sindicato da educação e pela Central Sindical e Popular - Conlutas, foram até a Secretaria de Saúde buscar uma reunião. Mas foram recebidos com truculência por "seguranças" da Prefeitura, que tentaram impedir o acesso dos servidores às dependências da Secretaria de Saúde.

Em seguida, as polícias militar e civil foram chamadas. O investigador da polícia civil João Costa tentou questionar a participação do sindicato da educação no protesto. "Em primeiro lugar, a polícia civil nem deveria estar ali, já que não havia nada para ser investigado. Em segundo lugar, a polícia não tem nada a ver com o apoio de outros sindicatos ao Sindsaúde. O fato do policial João Costa questionar a participação do sindicato da educação no ato soou de forma autoritária e intimidatória, até um abuso de poder mesmo. Essas atitudes mostram a relação política do investigador, que é filiado ao PT, com o prefeito Jaime Calado.", disse a diretora do Sindsaúde, Simone Dutra.

Após a confusão, os servidores foram recebidos pelo Procurador Leonardo Braz e uma audiência foi marcada para o dia 27 de setembro, às 11 horas, na Prefeitura. Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão a inclusão dos agentes de saúde no Plano de Cargos, o pagamento do salário base de R$ 714 aos agentes e o reajuste salarial de 30,43% para os níveis médio e superior, além de 43,42% para o nível elementar. "Protestamos para conseguir uma audiência e isso mostra que se quisermos conquistar nossos direitos e melhorias salariais teremos que sair às ruas para lutar. Essa é a linguagem que a Prefeitura entende. Por isso, todos os servidores da saúde devem comparecer em peso no dia 27 para garantirmos a realização da audiência.", destacou Vivaldo Dantas, diretor do Sindsaúde.

Abaixo, veja vídeo do protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário