terça-feira, 13 de setembro de 2011

Denúncia

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO CONTINUA ACUMULANDO PNEUS EM CENTRO DE ZOONOSES

No dia 11 de julho deste ano, depois de receber uma denúncia, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de São Gonçalo do Amarante (Sindsaúde) visitou o local onde deveria funcionar o Centro de Zoonoses do município, na comunidade de Canaã. Na época, o diretor do sindicato, Vivaldo Dantas, encontrou centenas de pneus amontoados e expostos ao ar livre sem nenhum tipo de proteção. Dezenas deles tinham água acumulada e apresentavam focos do mosquito da dengue. Segundo informações de moradores, os pneus são trazidos de outras regiões do município e depositados no local por orientação da Prefeitura, através da Coordenação de Endemias.

Nesta segunda-feira, dia 12, dois meses depois da primeira visita, o Sindsaúde de São Gonçalo voltou ao local do Centro de Zoonoses e encontrou a mesma situação. Centenas de pneus expostos ao ar livre e com água parada. Nada havia mudado. Dois meses atrás, o sindicato denunciou o caso ao Ministério Público do município, mas até agora nada foi feito. O descaso da Prefeitura com a saúde da população tem deixado moradores da comunidade com medo do crescimento dos casos de dengue.


Dona Izaurina dos Santos, de 82 anos, moradora do Canaã, contou que os pneus estão no lugar há mais ou menos dois anos. Ela informou também que a casa em frente ao Centro de Zoonoses pertence ao filho dela e que ele decidiu colocar o imóvel à venda. "O meu filho saiu daqui com cinco crianças pequenas porque os meninos estavam adoecendo. Dois netos meus tiveram dengue e eu já tenho outra neta aqui que tá com os sintomas. Isso é responsabilidade do prefeito, que tem que tirar esses pneus daqui.", disse dona Izaurina.

Para o diretor do Sindsaúde no município, Vivaldo Dantas, o prefeito Jaime Calado (PR) é o principal responsável pela proliferação do mosquito da dengue.
"O prefeito de São Gonçalo do Amarante, ao invés de contribuir para diminuir os casos crescentes de dengue no estado, está trazendo os focos para dentro da cidade. Não adianta de nada o agende de endemias fazer seu trabalho, tratando as casas no dia a dia, quando o principal responsável pela proliferação do mosquito é o próprio prefeito.", afirmou Vivaldo Dantas.

Pneus amontoados no terreno do Centro de Zoonoses de São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário