terça-feira, 8 de novembro de 2016

Assembleia Extraordinária da Educação

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA APROVA PARTICIPAÇÃO NO DIA NACIONAL DE PARALISAÇÕES E EM TODAS AS ATIVIDADES DO FÓRUM ESTADUAL DE LUTAS DOS SERVIDORES DO RN


Na manhã desta terça-feira (08), os servidores da Educação de São Gonçalo do Amarante se reuniram em uma assembleia extraordinária para discutir e aprovar a greve geral que está sendo organizada pelo Fórum de Lutas dos Servidores do RN e também em nível nacional. Anteriormente, houve também um debate sobre a atual conjuntura política nacional.

Entre outros encaminhamentos, os servidores aprovaram a participação integral da base da Educação de São Gonçalo do Amarante nas atividades e mobilizações do Fórum de Lutas Estadual, que neste próximo dia 11 de novembro, sexta-feira, para o DIA NACIONAL DE GREVES E PARALISAÇÕES, com uma grande marcha unificada que está marcada para às 8h, com saída do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. É importante que todos os servidores se mobilizem e participem desta atividade nacional! Tem muita coisa em jogo!

Além disso, o sindicato deu informes específicos sobre a luta da Educação em São Gonçalo do Amarante, relatando a conversa que o sindicato teve na última quinta-feira (03), com Marluce, da Secretaria de Educação do Município.

1/6 DE FÉRIAS E 13º SALÁRIO

Na audiência, Marluce garantiu que o 1/6 de férias sairia ainda esse mês e que o 13º salário dos servidores será pago na folha de novembro, só não sabe se sairá integral. É esperar pra ver...

Sobre o reajuste dos servidores que não são professores e que recebem acima do mínimo, não há previsão. Até agora essa parcela da categoria não teve reajuste e não há previsão. A alegação é de que não há dinheiro para tal. Mas então questionamos o porquê de não haver dinheiro para o reajuste destes funcionários, uma vez que foi aprovada a lei que garante até 100% de reajuste de salários dos secretários e adjuntos?!?! Que lógica é essa?! Mas segundo Marluce, até mesmo esse reajuste dos secretários não está garantido. Será? ESTAMOS DE OLHO!

PROMOÇÕES DE LETRAS E QUINQUÊNIOS

Sobre as promoções, ficou acordado que a cada mês sairia uma lista com 20 atualizações de letras, mas esse mês apenas 6 letras foram atualizadas. O acordo foi quebrado. Exigimos o cumprimento dos acordos e as atualizações das letras e quinquênios!!!

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Sobre a gestão democrática, Marluce informou que sairá em 2017, mas ocorrerá primeiro nas escolas de maior porte do município: Vicente de França, Genésio Cabral, Cidade das Rosas, Serrinha, Maria das Neves e Roberto Freire. Mas exigimos um calendário para que até o fim de 2017 a gestão democrática esteja implantada em 100% das escolas de SGA, com eleições diretas para direção das escolas. A previsão é de que as primeiras eleições ocorram em maio do próximo ano.

O PROBLEMA DAS CRECHES EM CASAS ALUGADAS

Sabemos que as creches sofrem com o problema de funcionarem em casas alugadas, totalmente inapropriadas para receber nossas crianças. A Creche do Jardim Lola sofre com esse problema há tempos e a obra da nova creche anda a passos muito lentos. Agora muraram a creche e já não é possível ver como está a situação da obra, porém Marluce assegurou que o prefeito eleito Paulinho vai viajar até Brasília para trazer recursos para finalizar a obra de creche e coloca-la em funcionamento pleno em 2017. Será? VAMOS CONTINUAR COBRANDO!

ATRASOS COM AS TERCEIRIZADAS

Estamos vivendo uma situação difícil na questão do transporte escolar! Muitos alunos e professores não conseguem chegar às escolas por falta de transportes. Os atrasos recorrentes no pagamento dos motoristas estão prejudicando os estudantes e os servidores. A prefeitura tira o corpo dela fora do problema dizendo que os contratos estão em dia, que o repasse foi feito e que se a empresa terceirizada não está pagando os trabalhadores do transporte esse problema não é da prefeitura. A mesma coisa acontece com a questão do 13º salário atrasado de 2015 do pessoal de apoio.

Precisamos deixar claro que esse é um problema da prefeitura SIM! Se os contratos estão em dia e os pagamentos estão sendo feitos, a PREFEITURA TEM A RESPONSABILIDADE DE COBRAR O PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS SIM OU DE TOMAR PROVIDÊNCIAS! O que não dá é pra deixar os trabalhadores passando necessidades. QUEREMOS UMA PROVIDÊNCIA DA PREFEITURA JÁ! Queremos lembrar que os estudantes estão SEM AULA por causa disso! Durante a greve a prefeitura sabe cobrar dos servidores os direitos dos alunos aos 200 dias letivos, mas na hora de garantir o acesso desses mesmos estudantes e professores às escolas ela tira o corpo fora!!!

AÇÕES DO FUNDEF/FUNDEB

As ações continuam paradas e provavelmente não teremos novidades esse ano pois o sistema judiciário entrará em recesso em breve, paralisando suas atividades. O setor jurídico do sindicato está estudando o caso e se reunindo com os advogados do Sinte-RN Estadual para ver a melhor forma de resolver o problema. Pedimos um pouco mais de paciência, pois sabemos como a justiça pode ser lenta quando se trata de atrasar a vida do trabalhador. Infelizmente a justiça no Brasil é feita para os poderosos e não para o trabalhador.

VEJA O VÍDEO DA TRANSMISSÃO AO VIVO QUE FIZEMOS DOS ENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA E DO MOMENTO DA APROVAÇÃO:



MAIS FOTOS DA ASSEMBLEIA:















Nenhum comentário:

Postar um comentário