quarta-feira, 9 de março de 2016

Audiência com Jaime Calado

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO SE ENCONTRARÃO COM PREFEITO JAIME CALADO NESTA QUINTA-FEIRA


Nesta quinta-feira (10), os servidores da Educação de São Gonçalo do Amarante, em greve desde o dia 3 de março, se encontrarão com o prefeito Jaime Calado para uma negociação, às 15h, na sede da prefeitura. Essa reunião irá definir o futuro da greve ou o retorno às atividades escolares.

Na semana passada, os servidores ocuparam a antessala do gabinete do prefeito e permaneceram no local durante 7 dias, inclusive dormindo e realizando manifestações. A categoria só decidiu desocupar a prefeitura após o agendamento da reunião com o prefeito, durante assembleia realizada na segunda-feira (7). Porém, mesmo com a desocupação, a categoria aprovou a continuidade da greve e saiu em passeata pelas ruas de São Gonçalo logo após a assembleia.


Os servidores reivindicam o repasse do reajuste salarial referente aos anos de 2010, 2011 e 2012. “Hoje, os professores que têm ensino superior completo ganham praticamente a mesma coisa daqueles que só têm ensino médio. Os profissionais com nível superior ganham apenas R$ 0,92 a mais, porque nos anos anteriores a prefeitura só fazia o repasse de 50% do reajuste nacional, isso acabou desvalorizando nossos salários”, declarou Jaciguara Rodrigues, diretora do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo do Amarante.

Em contrapartida, a prefeitura repassava 100% de reajuste aos professores de nível médio, pois o número de servidores é muito menor, provocando também uma oneração menor na folha de pagamento. “O que a gente quer, em primeiro lugar, é que seja feita justiça e nossos salários sejam corrigidos. Proporcionalmente, ganhamos menos hoje do que em 2010! Sem falar nos graves problemas nas condições estruturais das escolas e na falta de condições de trabalho”, completa Jaciguara.

Os servidores denunciam a escassez de materiais de trabalho, o mofo e a falta de ventilação nas salas de aula, problemas no teto de várias escolas e também vazamento nos banheiros da maioria delas. Alegam, inclusive, que esses problemas têm afetado a saúde de professores, alunos e funcionários.


A categoria reivindica também eleições diretas nas escolas, justamente para que os servidores tenham mais autonomia para resolver esses problemas estruturais, além dos problemas pedagógicos. “A função de diretor está atrelada à política da prefeitura e nós não temos autonomia para ajudar a gerir nossas escolas. Mas somos nós, que estamos lá todos os dias, que sabemos as dificuldades que enfrentamos e as necessidades dos alunos. Por isso queremos também que a própria categoria possa eleger seus diretores”, reitera José Jairan, também diretor do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo. 

Confira os vídeos que foram gravados durante a última passeata da categoria:




Nenhum comentário:

Postar um comentário