quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

I Conferência

SINTE-RN E SINDSAÚDE-RN DE SÃO GONÇALO REALIZAM I CONFERÊNCIA

O encontro contou com discussões sobre conjuntura política, saúde do trabalhador, previdência e PCCS


No começo da semana, os Sindicatos dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) e Saúde (Sindsaúde-RN), núcleos de São Gonçalo do Amarante, realizaram sua I Conferência sobre a saúde do trabalhador, previdência social e Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

A Conferência faz parte de um dos objetivos da luta sindical que é oferecer conhecimentos que contribuam para a politização dos trabalhadores, despertando a consciência classista e participando do desenvolvimento humanista de nossas categorias.

No primeiro debate do dia, representantes da CSP-Conlutas e do Partido Operário Revolucionário (POR) fizeram um panorama da conjuntura política nacional e internacional. Dário Barbosa (PSTU), pela CSP-Conlutas, explicou como fatos políticos e econômicos que ocorrem em outros continentes pode nos afetar aqui em São Gonçalo do Amarante. Citou o leilão dos campos de Libra como uma grande perda para o povo brasileiro e fez uma análise de como a Copa do Mundo no Brasil sugou recursos que deveriam ter sido investidos em serviços públicos à população. “Para investir na Copa e, consequentemente, no capital estrangeiro, o governo precisou enxugar gastos e é por isso que vivemos essa crise entre os servidores, que têm seus direitos cortados a cada dia, seja na educação, na saúde ou em qualquer outro setor”, denunciou Dário.

Logo após, o debate continuou, dessa vez com Iara Farias, do Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos (Ilaese), falando sobre a saúde do trabalhador. Complementando a fala dos companheiros que abordaram a conjuntura política, Iara mostrou como a sobrecarga de trabalho e jornadas extensivas afetam diretamente à saúde dos trabalhadores, seja física ou psicologicamente. Também abordou o tema do assédio moral no trabalho e suas diversas facetas, além de como os trabalhadores podem se proteger ou procurar ajuda após se tornar uma vítima.

Na parte da tarde, a conferência continuou com uma apresentação teatral de alunos da Escola Estadual Nestor de Lima, que prepararam um enredo sobre preconceito e intolerância religiosa, sexual e de cor. A peça foi amplamente aplaudida pelos servidores na plateia, que aprovaram a iniciativa.

Por fim, o assessor jurídico do Sindsaúde-RN estadual compareceu para falar sobre previdência e para tirar dúvidas dos servidores presentes.


Para Socorro Alves, diretora do Sinte-RN de São Gonçalo, esse foi um momento de crescimento e formação para os servidores da educação e da saúde. “Foi um momento para tirar dúvidas, fazer questionamentos e buscar entender o porquê precisamos nos fortalecer enquanto categoria, para lutarmos por nossos direitos. A gente espera que no ano que vem possamos superar os erros e repetir os acertos, pra fazermos uma 2ª conferência ainda melhor”, anunciou Socorro.

Veja mais fotos do evento:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário