sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Saúde em São Gonçalo

ONDE ESTÃO OS RECURSOS DO PMAQ?

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), do Ministério da Saúde, avalia as Unidades de Saúde da Família, premiando as “melhores” com bônus de recursos. Ele, de fato, não melhora a saúde, pois não resolve todos os problemas das unidades. Mas o que já não é bom pode ficar pior.

Em São Gonçalo, os recursos do PMAQ, dos quais 70% devem ser pagos em gratificações aos servidores, já deveriam ter sido destinados para as 11 unidades premiadas desde julho de 2012. Para justificar o não pagamento, a Prefeitura usa uma recomendação do Ministério Público, que orientou não liberar os recursos em ano eleitoral.

A Promotoria, inclusive, pediu informações ao Ministério da Saúde para saber se os recursos do PMAQ podem ser repassados como abono ou complemento salarial. Mas só depois da resposta é que a promotora Lucy Figueira irá recomendar ou não a liberação dos valores do PMAQ.

O Sindsaúde vai pressionar a Promotoria e o prefeito para liberarem os recursos. Mas é preciso exigir reais melhorias em toda a saúde pública. Pinturas na fachada e reformas pontuais não resolvem os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário