quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Descaso

Jovem com retardo mental espera há quase um ano por uma ressonância magnética

Mais um caso de desrespeito com a vida da população e a saúde pública em São Gonçalo do Amarante. Renilson de Assis tem 18 anos e sofre de retardo mental e distonia generalizada. No dia 14 de novembro de 2011, o médico neurologista do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), em Natal, que atendeu o rapaz, solicitou à avó do garoto, dona Magda de Assis, que ela providenciasse uma ressonância magnética pelo SUS para dar continuidade ao tratamento. Dona Magda assim o fez. Solicitou o exame junto à gerente da Unidade de Saúde do Golandim 3, em São Gonçalo do Amarante, e esperou. Mas esperou demais... 

A espera só acabou na semana passada, mais de 300 dias depois, quando a avó do jovem Renilson descobriu que o exame já estava liberado desde maio deste ano, no setor de regulação de consultas especializadas de São Gonçalo. O problema é que a gerente nunca foi buscar a autorização. Na verdade, há dois atos de irresponsabilidade nesta história. O primeiro foi da Prefeitura, sob o comando do prefeito Jaime Calado (PR), que insiste em burocratizar e retardar cada vez mais o atendimento de saúde à população. Já o segundo foi da própria gerente, que não passa de um cargo comissionado e foi indicada pelo prefeito para seguir todas as suas ordens.

Resumindo: Renilson de Assis teve um agravamento no seu quadro de saúde e foi internado. A ressonância magnética ele só fará em novembro, quando a solicitação do exame completará um ano. A culpa, claro, é de quem administra o serviço público de saúde na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário