Saúde de São Gonçalo do Amarante está na UTI
A saúde da cidade de São Gonçalo do Amarante parece estar na" UTI". Falta de material para exames, espera por cirurgias e consultas e o pior: exames de pacientes extraviados.
Se uma grávida precisar ir ao posto de saúde do bairro Pingo d'Água do Carrilho vai sair sem realizar o exame, pois há mais de dois meses falta o material para realizar o exame. Existem mulheres que estão com suspeita de gravidez e não conseguiram realizar o exame, pois o bairro é constituído de pessoas carentes. Uma verdadeira espera é cravada por pacientes que precisam realizar cirurgias e não existe previsão para cirurgias pelo município, idependente da gravidade do caso.
Exames de pacientes com tuberculose são extraviados. Existe paciente que realizou oito vezes o exame de escarro (BK) e ainda não recebeu o resultado. Há suspeita de que a bactéria da tuberculose tenha se fortalecido em alguns pacientes e ainda existem relatos de pacientes que perderam o auxílio doença do INSS, pois não tiveram como comprovar a doença, o tratamento está parado. Pacientes de tuberculose ainda enfrentam o preconceito pela doença, já que amigos e familiares acreditam que eles abandonaram o tratamento e ainda relatam que não sabem se estão contaminando outras pessoas.
Quem precisa de fisioterapia tem que aguardar aproximadamente um ano, seja qual for o caso. Mas uma excessão foi encontrada no bairro Jardim Petrópolis. O posto funciona em período integral, com atendimento odontológico, geriátra, clínico geral e nutricionista. Os funcionários tratam seus pacientes com cordialidade, dentro do possível todas os casos são resolvidos com responsabilidade e competência. Um exemplo raro de ser encontrado na saúde pública da cidade.
Fonte: Tribuna do Norte - 27/08/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário