quinta-feira, 11 de julho de 2013

Defasagem salarial

SINTE-RN PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NO FÓRUM MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO PARA TRATAR DA DEFASAGEM SALARIAL


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), núcleo de São Gonçalo do Amarante, se reuniu no último dia 9, no Fórum Municipal, com a promotora de justiça, o secretário municipal de educação, Abel Neto (PT), e as assessorias jurídicas de ambas as partes. A audiência tratou do Plano de Cargos e Carreiras, que não é cumprido em São Gonçalo, acarretando na defasagem salarial dos servidores.

Para o Sinte-RN, essa audiência foi positiva, já que a Secretaria de Educação admitiu que paga o piso natural e que se fosse fazer os pagamentos da forma correta, o professor final iria ter um salário 115% mais alto.

Durante a conversa, a promotoria entendeu que, do jeito que está, os professores de São Gonçalo perderam suas carreiras e que os professores mais antigos e mais instruídos não podem ter os mesmos salários que os que entraram agora ou que possuem menos formação. Sendo assim, demos um passo à frente nas negociações, uma vez que a prefeitura não tem como manter argumentos de que estamos errados!

Agora a prefeitura tem 10 dias para apresentar o antigo Plano de Cargos e Carreiras, que data de 1997, para que seja observado como se davam as carreiras dos professores antes dessa lei atual. Também é possível a volta da regência.

Esse atual modelo que a prefeitura adotou, além de achatar nossos salários, desvaloriza os servidores, que se veem sem estímulo para crescer profissionalmente e para melhorar suas aptidões. Assim, não só o trabalhador sai prejudicado, mas também a própria sociedade, que é privada de um ensino de melhor qualidade.

A única saída é nos unirmos para lutarmos pelos nossos direitos! Antes da audiência, servidores da educação e estudantes das nossas escolas municipais realizaram um ato público em frente ao Fórum, cobrando pela melhoria da educação pública, pela valorização dos profissionais da educação e pela melhoria na qualidade de ensino e de estrutura das escolas.


É importante o trabalhador se conscientizar de que somente à união trará resultados concretos à nossa categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário